rua-direita rua-direita publicou: A escolha de acessórios para campismo
Nada melhor depois de um ano de trabalho do que uma pausa para repousar e mudar de ambiente e de ares. Como há uma enorme variedade de programas e alojamentos torna-se por vezes difícil de escolher o local mais propício ao lazer de acordo com a beleza paisagística e de bom clima. A solução passa por escolher o litoral com bonitas praias ou o campo com os seus montes verdejantes e ar puríssimo e saudável para os pulmões.

Quer num local quer noutro pode sempre optar-se por passar uns dias num parque de campismo acolhedor e com boas condições. Estes têm a vantagem de ser seguros e com um preço acessível para grande parte das pessoas. Pode escolher-se entre ficar numa roulotte ou numa tenda de campismo. Como existe muita variedade de tendas e modelos o ideal é encontrar uma que se adapte ao número de pessoas que acompanham. Há tendas só para uma pessoa e outras maiores e mais espaçosas. O que interessa é que se esteja acomodado e com os apetrechos necessários para o conforto de uns dias.

Não se devem esquecer certos pormenores como de uma lanterna ou pilha para iluminar à noite, uma bússola para orientar nas caminhadas, um fogareiro para cozinhar, talheres e loiça especial para as refeições. É importante ainda uma mesa para as refeições, um tapete para colocar à frente da tenda a fim de resguardar das formigas e um guarda -sol para evitar o sol em cima da mesa. Deste modo é possível ter um pouco de conforto nos momentos que passa dentro do parque. Pode aproveitar-se também os campos de ténis que normalmente possuem, bem como baloiços e escorrega em caso de haver crianças.

Por outro lado é agradável fazer passeios a pé ou de bicicleta para restaurar a saúde do corpo. Nesse caso convêm adquirir uma bicicleta com os respectivos acessórios para protecção, nomeadamente um capacete que é absolutamente necessário. Pode fazer-se bons circuitos em volta dos parques que são normalmente verdes e com óptimas florestas em volta. São uma boa oportunidade para desvendar paisagens bonitas e aproveitar ar puro.

È sempre agradável poder desfrutar dos benefícios que os parques oferecem desde a liberdade aos inúmeros desportos de montanha ou mar. Para quem não gosta de ficar em tendas ou numa roulotte há parques que têm apartamentos com as condições indispensáveis. Ou então poderá optar pelo turismo rural que oferece as mesmas vantagens de repouso e lazer, podendo escolher algumas especiais como as do Gerês e da Madeira ou Açores.