rua-direita rua-direita publicou: As diferentes formas da Publicidade
É hoje em dia comum a palavra publicidade e todos sabemos e conhecemos a publicidade.

Sabemos quais os direitos enquanto consumidores e se por vezes nos sentirmos enganados, sabemos como nos defender.

A publicidade tem somente um objetivo – aumentar as vendas. Vender é o mote, e enquanto uns adotam medidas de rigor e seriedade, muitas são as publicidades descabidas de empresas que para atingir o objetivo não pensem nem se debruçam sobre a qualidade oferecida ao cliente.

A publicidade não é coisa nova e estima-se que o primeiro tipo de marketing tenha sido feito ainda por Egípcios e Gregos. Eram pintadas gravuras nas paredes, onde se indicavam os produtos que determinado comerciante tinha para vender. Se com o aparecimento dos jornais em Inglaterra, a publicidade ganhou alguma visibilidade, também nesta altura se começaram a estudar formas e meios de proteger clientes enganados pela publicidade excessiva.

Com a Revolução Industrial, a atuação publicitária ganhou moldem diferentes e deu-se um salto extraordinário na divulgação de bens, serviços e produtos. Com a criação de novos produtos e a sua produção em massa, a publicidade deixou de ter como publico alvo a comunidade local, e passou a ser feita por territórios extensos.

Em 1841 surge a primeira empresa de publicidade e nos anos 20 com a ascensão da rádio, os anúncios ganhavam outra dimensão.

Mas se hoje, quando se fala em publicidade nos vem imediatamente à memória anúncios televisivos, estamos esquecidos de muitas, muitas outras formas de publicitar.

Todos os dias vemos na nossa caixa do correio mil e um folhetos publicitários de campanhas de hipermercados e até mesmo pequenos cartões de visita de serviços de canalização ou de engomadoria. Apesar de cara devido à necessidade do número de impressões, associados ao custo da distribuição, os folhetos mantém ainda um lugar de destaque no marketing e publicidade de uma empresa.

A televisão ganha em qualquer tipo de publicidade. Abrange todo o tipo de publico. Contam todas as idades, sexo, religião, estatuto social e o prime-time é mais caro que o ouro. A imagem associada ao som, é a forma mais marcante de vender. De som, vive também a rádio. A publicidade na rádio tem vindo a decrescer, mas mantêm-se numa posição também de destaque nas formas de publicidade.

Por fim, a Internet. Um mundo de publicidade que pode ser posta e retirada em questão de segundo. Por email-marketing, pesquisas no Google ou até mesmo em formato de banner em portais importantes, a Internet veio revolucionar a forma de publicitar, anunciar e vender.

Nenhuma empresa sobrevive nos dias de hoje sem publicidade e isso é um dado adquirido. Apesar das oscilações de mercado, a publicidade é até hoje um dos negócios mais vantajosos criados por mentes brilhantes.