
A publicidade existe desde há milhares de anos. Na verdade, foram encontradas mensagens comerciais e políticas na antiga Arábia. Os Egípcios, por seu turno, socorriam-se de papiros para criar cartazes patenteando missivas de vendas. Já em Pompeia havia tabuletas a anunciar combates entre gladiadores. A publicidade oral (sublinhando as virtudes do gado, dos escravos, etc.) manteve-se até à Idade Média.
As pinturas nos muros ou em rochas eram também um recurso de propaganda da antiguidade das civilizações egípcia e grega, e ainda hoje podem ser vistas em países da África, da Ásia e da América do Sul, incluindo o Brasil.
Estas expressões artísticas eram, todavia, auxiliadas com panfletos publicitários. A imprensa jornalística não tinha ainda eclodido, e a junção destes dois meios de comunicação constituía a maneira de atingir aquilo que mais tarde se viria a designar de público-alvo.
Com o aparecimento dos jornais em Inglaterra, surgiu mais uma via de promover produtos e serviços e emergiu o conceito de patrocínio. Livros, jornais e medicamentos compunham as principais ofertas. No entanto, começou também a publicidade enganosa, com alusão a serviços prestados por pessoas que não estariam, de todo, qualificadas para o fazer. Este problema culminou na regulamentação dos conteúdos publicados nos anúncios publicitários, no sentido da proteção do consumidor.
Foi precisamente o “pai” da publicidade, Benjamim Franklin, que em 1729 resolveu encarar a publicidade a partir da ótica do consumidor. Pouco tempo depois, em 1745, é criado o primeiro jornal exclusivamente dedicado à publicação de anúncios.
A Revolução Industrial marcou, definitivamente, a História da Humanidade a vários níveis, e a publicidade não é exceção. O início da produção em massa e a proliferação de empresas e indústrias incrementaram exponencialmente os produtos e serviços disponíveis, enquanto que a explosão demográfica “forneceu” um aumento bastante significativo do número de potenciais clientes.
Foi em 1841 que nasceu a primeira agência publicitária, em Boston, nos Estados Unidos. Com o progresso das tecnologias emergentes, iam-se multiplicando os caminhos para chegar de forma mais próxima e efetiva àqueles que poderiam querer comprar ou influenciar quem o fizesse. A rádio, despontada nos anos 20 do século xx, foi palco de promoção de muitas instituições (clubes, organismos populares, escolas, organizações sem fins lucrativos), sendo que muitas delas, mais tarde, construíram as suas próprias estações de rádio. Com a popularização do patrocínio de programas, cada espaço era apoiado por um anunciante em troca da simples menção do respetivo nome no princípio e no fim do programa que lhe correspondia. Os proprietários das estações, todavia, detetaram aí uma “galinha dos ovos de ouro” e encetaram a venda de pequenos espaços de tempo a vários anunciantes durante toda a programação, prática que viria a ser herdada pela televisão nos anos 40 e 50 do mesmo século, tendo-se esta tornado num dos maiores meios de publicidade em todo o Mundo.
A publicidade permitiu às mulheres uma opção de carreira, numa altura em que as escolhas no mercado de trabalho eram assaz escassas. Anunciantes e agências reconheceram o valor introspetivo da mulher no decurso dos processos criativos, enquanto responsáveis pela maioria das compras. A primeira mensagem de cariz sensual foi concebida e protagonizada, exatamente, por duas mulheres.
Persuasão é a palavra de ordem em publicidade. Atualmente, há que propor e motivar, sem esquecer o domínio informativo, ao invés de quase impor, como sugere a publicidade agressiva, radicada na concorrência desenfreada.