rua-direita rua-direita publicou: Cavaquinho de Portugal
O cavaquinho é sem dúvida um instrumento tipicamente Português. No Minho, este instrumento é tocado em arraiais e festarolas, produzindo um som corrido.

Em conjunto com a viola, o violão e o acordeão, o cavaquinho é indispensável em qualquer festa ou romaria nortenha.

Dono de uma caixa de duplo bojo, são quatro as cordas presas a cravelhas de madeira dorsais. Com 52cm de comprimentos, este elemento musical, também conhecido por braguinha, colou moda também em Lisboa.

Diz-se que em Portugal existem dois tipos de cavaquinho. O do Minho e o de Lisboa.

Se no Minho o toque (e a forma como o cavaquinho é tocado) é feito de forma arrastada e faz lembrar arraial, em Lisboa, as coisas pouco diferem.

Associa-se aqui o cavaquinho às tunas universitárias, e à forma galanteia com que estes nos habituaram. Deferem aqui os cavaquinhos devido á altura do tampo até às cordas. Também o número destas é maior e o braço é mais largo.

Apesar de se identificarem muitas vezes só dois cavaquinhos, eles são utilizados, obviamente em outras localidades.

No Algarve também o cavaquinho é associado a serenatas e o seu uso é tão similar como em Lisboa e no Minho – para festins e bastante popular.

Na madeira, o seu molde é como o de Lisboa e do Algarve, mas muitas vezes a 1ª corda é trocada por fio de aço. Como instrumento rural, é considerado pobre (de aparência e nunca de som), mas o burguês, considera-o luxuoso devido ás madeiras com que é feito e aos adornos e trabalhados.

Há quem diga que a forma diferente com que o cavaquinho é utilizado na Madeira, influenciou a inclusão do instrumento no Brasil.

Quem nunca reparou no toque do cavaquinho num desfile de samba. Utilizado por estratos populares urbanos, o cavaquinho está presente na música brasileira como os ranchos, cateretês, choros, samba e outros. As Terras de Vera Cruz rendem-se ao cavaquinho, e transformam o seu som estridente, em perfeitos choros corridos e sentidos, num fado tão brasileiro, mas também ao ritmo do samba, este instrumento, faz sapatear a um ritmo tão verde e amarelo.

O cavaquinho chega entretanto ao Hawai. Diz-se que em 1879, quando João Fernandes desembarca em Honolulu, trazia na mão a braguinha (cavaquinho).

Apaixonados pelo som do cavaquinho, os havaianos batizaram o instrumento de “hukulele”, que significa “pulga saltadora”.

Pelo mundo, o cavaquinho tem vindo a ser cada vez mais utilizado. O seu som característico e único (como qualquer bom instrumento musical), tem apaixonado povos e sido incluído em muitos géneros de músicas.

Cada vez mais difundido e contagiante, qualquer dia ainda conseguimos ver um chinês a tocar braguinha.