rua-direita rua-direita publicou: Como ter uma secretária organizada
Como em tudo o que fazemos, deixamos um trejeito no que criamos, arranjamos, desenhamos em suma, no que fazemos. Um toque pessoal em tudo o que tocamos e alteramos.

Este toque tão pessoal reflete-se num texto ou documento, numa escultura ou pintura, numa forma de vestir, por exemplo, mas saiba que também se reflete na forma como faz a sua cama todas as manhãs (se a faz de facto), e até na limpeza de toda a casa.

Se o trejeito é na realidade uma marca, consegue identificar-se qual de duas pessoas arrumou uma (a mesma) secretária, por exemplo. Obviamente que se for uma pessoa desarrumada por natureza, consegue verificar-se que a arrumação tem um efeito muito menos organizado do que se se tratar da arrumação de uma pessoa dada a limpezas.

Se é uma pessoa menos organizada, ou mesmo um desorganizado de primeira categoria, aqui vão algumas dicas para manter a sua secretária organizada.

Em primeiro lugar, verifique o que é essencial manter em cima da secretária. Agrafador, furador e porta fita-cola. De preferência todos na mesma tonalidade ou cor. É um truque utilizado para não destoar e dar à partida a ilusão de arrumação e harmonia.

O porta canetas também deve constar na mesa, mesmo que só utilize uma caneta e um lápis. Deixar a caneta espalhada em cima da secretária não é sinal de arrumação.

Se tem necessidade de ter sempre em cima da mesa documentos e papeis, opte por uns tabuleiros. São pequenas gavetas, idênticas a pequenas prateleiras que se juntam umas em cima das outras.

Nos tabuleiros deverá manter sempre a papelada sempre que se ausentar da secretária. Sempre que termine o seu trabalho, deve arrumar os documentos nos tabuleiros.

Se é adepto de folhas de rascunho e é ao mesmo tempo um desorganizado incorrigível, não faça apontamentos em folhinhas soltas. Compre um pequeno bloco e aponte os seus rascunhos no dito. Esta dica tem outra coisa positiva além da organização. Imagine que de um momento para o outro necessita de um pequeno apontamento que fez no mês passado. Já sabe assim que se for espreitar o caderninho o vai encontrar.

É essencial fazer limpeza aos papeis com alguma frequência. Adote o sistema de ocupar trinta minutos do seu tempo, por exemplo de 15 em 15 dias para mandar papeis fora. Uma limpeza bem feita, ajuda à harmonia da secretária e ao aspeto e organização da mesa. Aproveite e dirija-se ao papelão quando fizer a referida limpeza. Sabe a importância da reciclagem, não sabe?