
Oferecer um serviço ou vender um produto na internet, é um meio acessível a qualquer pessoa e uma tarefa simples mesmo para quem não tem muito domínio de informática. Há diversas formas e fontes de fazer a divulgação de um produto pela rede, o princípio básico é muito parecido com a divulgação física, só que nesse caso, a rede de contato que se forma é virtual, o que poupa tempo e economia. Para vender na internet, primeiro deve-se ter um site ou um blog, nos sites alguns serviços de hospedagem são gratuitos mas pode contratar uma hospedagem pagando uma pequena quantia, o que é melhor na hospedagem paga é que se conta com serviço de suporte técnico. Ter um blog é muito simples porém, precisa ler os termos para saber se a empresa responsável pelo blog permite algum tipo de comercialização.
O site irá funcionar como uma vitrine, é muito importante para que os internautas possam visitar e assim conhecer o produto. Outro passo é a divulgação, ela é a chave principal na venda, não adianta botar um
site ou um blog na rede e ninguém visitar. Associar-se a grupos e participar de fóruns certamente é um dos veículos em que se é possível divulgar seu novo site, importante deixar bem definido preço, entrega, forma de pagamento, meios de contato, lembre-se que ninguém quer perder tempo, a internet é pra isso, caso contrário se sairia batendo de porta em porta.
Outra veículo de propagação são os classificados, neles pode-se oferecer o produto e informar o site (quando permitido), alguns só o meio de contato, o que também auxilia e muito, a divulgação, especialmente se esse canal de divulgação for muito visitado. Outro mecanismo é a troca de
banner, tem donos de sites que fazem essa proposta visando aumentar a rotatividade das visitas, antes de fazer a troca, é sempre bom se informar do número de acessos que esse site recebe.
A realização de negócios via internet, tem apresentado grande crescimento, o e-comerce tornou-se uma realidade, hoje se compra e vende quase tudo, móveis, eletrônicos, roupas, cds, passagens aéreas, reservas em hotel, etc...
O relacionamento do vendedor com o cliente continua o mesmo, todos os dias é preciso reservar um tempo para acompanhar as informações e dúvidas que alguém queira tirar, ler os e-mails, responder com precisão e sobretudo, ter muita ética e desenvolver o trabalho com muita honestidade respeitando as datas.