
Há pessoas que são peritas em música. Possuem um dom natural, têm “queda” para a música, como se costuma dizer. Umas cantam maravilhosamente, para outras são os instrumentos musicais o grande fascínio. Depois há também as que desaproveitam um talento inato e aquelas que insistem em recusar que não são de todo dotadas para tal temática, “espalhando-se ao comprido”. Estas, poderia declarar-se, “tropeçam” na música, para não dizer mesmo que a assassinam! É um verdadeiro crime desvirtuar de forma tão dantesca a harmoniosa composição das notas…
Neste contexto, os instrumentos musicais podem ajudar ou complicar. Quando devidamente tocados, disfarçam; se literalmente arranhados, pioram tudo muito bem.
Há casos em que o que ressai é uma autêntica “sinfonia da asneira”, isto em linguagem benigna, pois a irritabilidade originada pelo ferir do ouvido sugeriria algo mais contundente.
À semelhança dos órgãos do corpo, todos os instrumentos musicais têm a sua importância numa orquestra.
Haverá os mais utilizados e sobressalientes, e os que, não obstante a sua discrição e subtileza, se revelam, contudo, essenciais. Até os aparentemente mais simples possuem uma ciência e uma cadência próprias a serem captadas e exploradas, a fim de darem o seu máximo contributo para o conjunto.
Orquestrar ou instrumentar constitui a especialidade de muita gente, não tanto no domínio musical, mas no seguimento de pautas de vida bastante discutíveis e, regra geral, nada lícitas, em que se usam outros géneros de instrumentos, mais virados para a mentira, a fraude, a extorsão, o engano, a traição e demais “familiares” directos. Alguns destes protagonistas, de tanto e tão alto que falam, mais parecem declarar concorrência ao trombone…
Melodias perversas à parte, não há dúvida que a música, ainda que apenas instrumental, favorece a criação de ambientes bastante agradáveis e únicos. Tanto em casa, como num restaurante e mesmo na rua (por exemplo na altura do Natal), é possível relaxar, retemperar forças ou, simplesmente, apreciar. Nalguns casos, como o do filme «Música no coração», esta arte milenar pode inclusive modificar corações (quando se tem um, obviamente!), tornando-os mais flexíveis, dóceis e vulneráveis. Efectivamente, a música não apresenta um carácter meramente auditivo; os sentimentos encontram-se intimamente associados aos ritmos dos diferentes instrumentos.
Quantas histórias de amor não têm como pano de fundo uma canção específica, escutada numa conjuntura favorável à actuação do Cupido… Quantos instrumentos musicais não tocam quase autonomamente em honra de alguém, como que perscrutando realidades íntimas e profundas… De facto, tocar sentidamente um instrumento corresponde, amiúde, a tocar o coração de quem tem sensibilidade para captar a mensagem.