rua-direita rua-direita publicou: Fotografia - um registo do passado
Uma fotografia está mais perto do tempo ou do espaço? “Do espaço” é a resposta da maioria. E se é verdade que a fotografia é o registo (graphé=grafia=escrita) do visível (photós=foto=luz), também é certo que essa imagem corpórea existiu antes, durante e depois do clique, enquanto que o segundo temporal registado não se repete, nem em parecenças ou similitudes.

Mais do que a matéria, é o tempo que fica registado, numa espécie de cronografia fotovoltaica. Aquela respiração e aquele bater do coração no momento do disparo da máquina fotográfica. É esse pedaço de vida (do que está aquém e além da objetiva) que fica pendurado na moldura “para mais tarde recordar”.

É em função do tempo que passou e daquele que virá, que a fotografia prolonga emoções e distende momentos, alargando a amplitude de observação de paisagens vivas, que de outra forma passariam ao lado da nossa atenção, sem terem a oportunidade de tocar as vivências dos observadores.

À semelhança da escrita, que permite a viagem do pensamento para outros locais, culturas e intelectos, a fotografia é o veículo de locomoção do que os olhos veem e do que a alma sente. Transporta imagens e respetivas sensações (genuínas ou provocadas) ao longo de séculos, retratanto a história das gerações humanas e das transformações mundanas, e revela aos olhos que estão para vir/ver, as várias faces da Humanidade e do Universo.

A amplitude da gravação depende do tipo de câmara fotográfica utilizada e do ambiente em que se insere. Uma imagem fixada no ar ou dentro de água, imóvel ou com a intervenção de movimento ou de velocidade, física ou infra-material (como o raio-x), com luz natural, articial ou infravermelho, com captação de cor ou à base de pretos/brancos/cinzas são alguns dos exemplos das variações possíveis a registar.

Com a evolução da tecnologia, pode dizer-se que o mundo nos cabe na palma da mão, já que o telemóvel de hoje, por exemplo, nos permite gravar os instantes que entendemos serem dignos de registo num pedaço de eternidade póstuma, seja como uma fotografia independente ou (em articulação com as suas pares sucedâneas) com movimento.

De notar que Aristóteles foi o primeiro a delinear o princípio da câmara escura, no séc. IV a.C. e, após várias descobertas, a primeira fotografia surge, com recurso ao magnésio, em 1858, pela mão do físico Nadar.