
Numa economia global e cada vez mais competitiva, apenas aqueles que são realmente bons sobrevivem, e isto obviamente também se aplica às empresas.
Para se ser uma
empresa de sucesso é necessário apostar nas pessoas (formação), nas novas tecnologias e na inovação. As empresas que não o fizerem e continuarem a adoptar as mesmas estratégias e tecnologias de há 10 ou 20 anos, mais cedo ou mais tarde irão enfrentar problemas porque deixarão de ser competitivas. E as empresas que perdem a batalha da competitividade acabam por ver-se obrigadas a abandonar o mercado, ou seja, a encerrar portas.
Do lado oposto, encontram-se as empresas de sucesso, sinónimo de inovação, investigação e tecnologias avançadas. Na última época algumas empresas destacaram-se e foram por isso premiadas, e consideradas exemplos a seguir.
Um desses casos de sucesso é a iSurgical3D & Automation um projecto português que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de produtos para a área da
saúde, e que foi a empresa vencedora do prémio START 2009. Esta empresa desenvolveu uma tecnologia de moldagem/dobragem de próteses cirúrgicas que são aplicadas para tratar anomalias congénitas do tórax e osso externo caracterizadas por uma depressão.
Um outro projecto premiado nesta edição dos prémios START, foi o projecto EyeD (Eye Screen Display), através do qual foi desenvolvida uma tela virtual de projecção de imagem a 1 metro de distância dos olhos do utilizador. Este dispositivo permite visualizar informação sobreposta ao campo de visão real, mas sem obstrui-lo. Trata-se de um aparelho que pode ter as mais diversas aplicações, que vão desde o sector da manutenção, à saúde, logística, desportos e mesmo o sector militar.
Estes são apenas alguns exemplos de sucesso da última época, e são também a prova viva de que a inovação e as novas tecnologias são o futuro. Por outro lado, há que apostar também nos recursos humanos. Melhores pessoas conseguem melhores resultados, e por isso há que continuamente apostar em dar novas competências e/ou melhorar as competências actuais dos colaboradores.