
O mercado de trabalho está em estado de sítio. Está e vai continuar, a avaliar pela situação económica mundial, por mais alguns anos.
A procura de trabalho é constante, as filas junto aos centros de emprego são extensas, e os anúncios nos jornais e internet começam a escassear.
Também as condições oferecidas nos empregos divulgados nos mais variados anúncios, não se apresentam tentadores. Ordenados base pequenos, considerados ajudas de custo, com comissões altas, na eventualidade do colaborador vender, pois está claro. Mesmo que o mercado esteja massacrado, viciado e vencido, o vendedor só recebe se vender.
Os falsos recibos verdes também são uma realidade bem acessível aos nossos olhos. Horários a cumprir, falta de contribuição à segurança social como proteção de desemprego ou doença, mais a falta de férias e um não mais acabar de obrigações a que muitos se submetem por necessidade.
Mas se o mercado não está em plenas condições de oferecer felicidade absoluta, ou se muitas entidades empregadoras não estão disponíveis moralmente para oferecer condições de trabalho dignas, verdade seja dita que muitos funcionários não fazem o mínimo esforço para merecer as melhores condições porque dizem, lutam.
Um funcionário tem a obrigação e o dever de se apresentar pontualmente a horas no seu local de trabalho. Obriga-se a apresentar o seu trabalho atempadamente e de forma correta, limpa e objetiva. Tem ainda de manter o seu local de trabalho limpo e seguro, cumprindo as normas de segurança e higiene no trabalho, enfim, uma quantidade de obrigações pelas quais tem de tomar cuidado todos os dias laborais. Mas será que são as obrigações básicas que fazem de um colaborador, um funcionário exemplar?
Nem por sombras. Para se ser um bom funcionário, antes de mais, não olhe para si como um empregado. Sinta que é uma empresa e que está a prestar um serviço. Ao pensar desta forma, o serviço que presta a um patrão é o melhor. Imagine que é de facto uma empresa e que tem de segurar um cliente pelo excelente serviço que lhe presta.
Não seja um lambe botas. É detestável, o patrão acaba por reparar e abusa e muito mais depressa do que imagina, vai ser odiado e comentado pela maioria dos seus colegas.
Seja verdadeiro e partilhe a sua opinião com o seu patrão. Mesmo que não lhe seja perguntada, comente. Com educação, vai demonstrar interesse no futuro da empresa. Acabará por ser notado pela positiva e as suas opiniões poderão não passar despercebidas.
Seja ativo na sua empresa. Um funcionário ativo e participativo, vai melhorar a empresa onde trabalha e principalmente as condições do seu contrato de trabalho.