
As sociedades vivem em torno de um bom negócio e as possibilidades de tal são imensas, só que para tal, há que ter uma boa estratégia e um plano de negócios que consiga prever todas as necessidades e dificuldades que possam surgir.
Assim, é de extrema importância elaborar um
plano de negócios, antes de decidir avançar.
Este deve conter elementos, tais como: análise do mercado (conhecer o público-alvo, definir o âmbito geográfico de actuação da empresa, identificar os concorrentes, estabelecer os fornecedores e delinear a estratégia de marketing), um plano de investimento (a escolha do valor, a funcionalidade e a localização das instalações, o equipamento a adquirir, a selecção e recrutamento de empregados, a necessidade de ter serviços de apoio e outras despesas que possam surgir).
Neste momento já dá para perceber se vale a pena fazer o investimento e caso decida avançar deve fazer um plano de exploração, onde deve analisar os proveitos com a venda dos produtos/serviços e os custos fixos e variáveis.
De seguida tem que pensar em fontes de financiamento e definir um plano de tesouraria.
Finalmente, há que calcular a rentabilidade do projecto. Concluído o Plano de Negócios, pode tomar uma decisão mais coerente, mas lembre-se que este plano não evita riscos, ajuda é a preveni-los e a seguir por um caminho mais seguro.
Ah e não divulgue muito os resultados a que chegou, porque afinal, “o segredo é a alma do negócio”.