
Empresa prevenida vale mais
Se “um homem prevenido vale por dois”, uma empresa vale muito mais.
Descobrir potenciais fontes ou causas para a ocorrência de riscos, com o intuito de elaborar um Plano de Prevenção, em prol da conservação da integridade física e moral de todos, de um ambiente produtivo e de uma imagem de responsabilidade são os principais alvos das políticas de Higiene e Segurança, previstas no Decreto-Lei n.º 441/91, de 14 de Novembro, com respeito à Directiva 89/391/CEE.
Estes planos preventivos permitem ajustar o melhor possível, os recursos existentes à forma mais segura de realizar determinada tarefa e, por sua vez, de adaptar esta última às características específicas (psico-físicas) do trabalhador, estimulando o bem-estar no local de trabalho.
Está provado que o desempenho de tarefas rotineiras ou monótonas aumenta o
risco de acidente e que os tempos de descanso são essenciais para re-estabelecer o bom funcionamento dos reflexos e da atenção.
É fundamental que os recursos humanos de uma
empresa sejam co-responsabilizados na prevenção de acidentes, para que tudo corra sem transtornos, danos graves e custos desnecessários quer para a empresa, quer para o funcionário e para a família deste. “Todo o cuidado é pouco”.