rua-direita rua-direita publicou: Fidelize os seus clientes
Num mercado de forte concorrência, a importância de preservar os bons clientes é crucial para a saúde de uma empresa, para tal é preciso fideliza-los de forma a mantê-los “fiéis às origens”. O processo de fidelização de clientes não é nada fácil, visto que cada um procura sempre soluções mais vantajosas e com uma oferta cada vez maior a pressão sobre os clientes e os “bombardeamentos” de comerciais dos nossos concorrentes são cada vez maiores, com ofertas revolucionarias na busca de angariar novos clientes.

A relação que se estabelece com os clientes é uma das mais eficazes formas de fidelização, uma relação com o cliente quase familiar é muito difícil de quebrar sobretudo quando a relação negocial se mantém à algum tempo e se criam condições especiais que um novo fornecedor dificilmente poderá oferecer, como condições especiais de pagamento ou relações de troca bilaterais (cliente-fornecedor, fornecedor-cliente), em que se corre o risco de perder um cliente ao trocar de fornecedor, esta é uma forma muito difícil de contornar.

Outra forma de conseguir a fidelização de clientes, é marcar pela diferença, o que pode ser feito de várias formas:

Inovação, isto é, apresentar produtos novos com características diferentes, inovadoras e sobretudo que revelem ser prestáveis e capazes de conferir uma nova utilidade proporcionando vantagens comparativas aos produtos concorrenciais, contudo o custo da inovação tem de ser justificado, pois caso contrário corre risco de não penetrar no mercado;

A diferença pode também ser marcada pela qualidade, que é cada vez mais importante devido à aproximação de preços que a concorrência provoca, a diferenciação ocorre pela qualidade, um cliente que se encontre satisfeito e reconheça que é servido com elevados padrões de qualidade tende a fidelizar-se e a renunciar facilmente “ás investidas” a que é sujeito com receio de não ser tão bem servido como outrora fora habituado;

A imagem da empresa é muito importante e o marketing que faz em redor dos seus clientes mesmo sem ser directamente com a intenção de vender, também é um factor consistente para a fidelização de clientes. Um acompanhamento personalizado do cliente, dando conta das novidades que ocorrem, promoções entre outras novidades, via e-mail, correio e mesmo enviando comerciais com listas de clientes para acompanha-los e estar sempre a par das suas necessidades e prontamente propor soluciona-las, também é um meio para a fidelização de cliente.