
Relatório é um documento formal, específico para informar resultados de atividades em execução ou concluídas, que podem ser de experimentos, pesquisas, ações ou projetos.
No caso de atividades académicas, pode ser feito referindo pesquisas originais ou baseando-se na
literatura que tenha utilizado como base para a composição do mesmo. A sua finalidade é demonstrar o desenvolvimento dos trabalhos para órgãos fiscais ou financiadores do evento. O mérito será avaliado por conselhos ou comissões dos órgãos ligados às atividades desenvolvidas.
Complexidade e abrangência do assunto determinam o grau de dificuldade para redigi-lo, e uma alternativa é dividir o assunto em tópicos, fazendo relatórios parciais.
Há três tipos de relatórios que precisam ser delineados. O relatório de síntese é pouco complexo, sendo uma conclusão de sub-relatórios. O de formação requer mais detalhes, para justificar atividades executadas por ocasião de um estágio ou um curso. O relatório crítico, não apenas descreve a atividade realizada, mas também opina sobre ela.
No que diz respeito à redação, o relatório obedece às normas gramaticais da língua em que será escrito, e segue um padrão de forma internacional com modelo de tópicos, pouco flexível.
A página que abre o
relatório precisa conter título, destinatário, autor, data e local de realização do evento. Na página seguinte deve constar o sumário, que funciona como guia do leitor, informando as divisões do relatório e páginas correspondentes.
A introdução explica o assunto tratado e as circunstâncias de execução. O conteúdo propriamente, faz-se com observações e críticas sobre o trabalho realizado, e a conclusão deve esclarecer a situação do trabalho, fazendo um balanço geral do seu andamento.
O discurso do relatório segue as orientações da boa redação, devendo ser claro, conciso, objetivo, exato e pertinente. A construção das orações deve ser direta, utilizando vocabulário simples, mas não pobre. Frases rebuscadas e palavras não-usuais, em vez de enriquecer o texto, irá torná-lo apenas cansativo e incompreensível. Opte pelo estilo formal e impessoal.
O detalhamento dos aspetos que são considerados importantes, é indispensável, mas não justifica textos longos e confusos. O objetivo é esclarecer o sentido geral e a ideia central do relatório. Por isso, guie-se por duas questões fundamentais, para o direcionamento correto do seu relatório. Primeiro: o leitor será capaz de compreender a atividade realizada e como foi executada? Segundo: o leitor dispõe de ferramentas suficientes para recriar a atividade a partir desta leitura? Se a resposta, para ambas, for positiva, você está de posse de um relatório irrevocável.