rua-direita rua-direita publicou: Como criar uma marca de sucesso…
É cada vez mais complicado criar um nome que seja sinónimo de sucesso. Assim, os criativos decidiram que tinham que seguir alguma linha de lógica. Animais, flores, frutos são alguns dos elementos que inspiraram as grandes marcas, tornando-as hoje marcas de culto.

O caso mais flagrante começou com o Blackberry. O nome deste smartphone criado em 2001, veio de frutos com sementes, numa associação às pequenas teclas.

O aparelho pretendia passar uma ideia de conforto, já que era a primeira vez que um telefone deste tipo possuía funções, tais como o correio eletrónico, que facilitavam a vida do utilizador.

Só que usar no nome a palavra email não fazia sentido, como tal, os consultores da Lexicon Branding, a empresa contratada para escolher a designação, acharam que dar um nome associado ao correio eletrónico não seria positivo, na medida em que remete a stress.

Assim, um dos elementos da equipa lembrou-se que as pequenas teclas pareciam sementes, dai começaram a pensar em nomes de frutos: Strawberry (morangos), Melon (melão) entre outros frutos, até que chegaram ao nome definitivo, Blackberry (amora), além de que condizia com a cor preta do telemóvel.

Outro nome que hoje em dia toda a gente conhece é o IPOD. Vinnie Chieco, o copywriter responsável pela criação do nome IPOD no início de 2001, chegou a este nome, depois de ter assistido a uma conferência sobre estratégia da Apple, em que Steve Jobs disse: “ Os Macintosh devem servir de ligação para todos os outros gadgets”.

Com isto, Vinnie quando viu o protótipo do gadget, lembrou-se de imediato do filme “2001: Odisseia no Espaço”, tendo associado a roda de comando do aparelho a um pod (esta palavra vem dos módulos espaciais circulares que aparecem no filme e se encaixam nas naves).

A pod juntou a letra I, de maneira a simbolizar a necessidade do aparelho ser carregado ao estar ligado ao computador Macintosh.

O caso mais recente de sucesso é o Twitter. Quando o cofundador da página web, Biz Stone, viu esta aplicação criada por Jack Dorsey, lembrou-se de imediato da forma de comunicar entre os pássaros, que usam o pio. Dai lembrou-se que este pio poderia ser uma forma de o Twitter funcionar, oferecendo a possibilidade de se poder deixar online pequenas informações. O certo é que o nome depressa se criou e espalhou e atualmente quem está em rede conhece o Twitter e usa deste sistema, que até já cativou figuras mediáticas internacionais.

Mas qual será a receita para o sucesso de um nome? É simples, há que ter em conta pequenos conceitos: tem que ser fácil de pronunciar e de memorizar; simples e curto; diferente de todos os nomes que já existem e não deve estar associado a situações, ideias ou sentimentos negativos.

Assim, já sabe na hora de criar algo, lembre-se que um bom nome, é meio caminho andado para o sucesso…