
Uma boa moldura faz muita diferença na decoração da casa ou do escritório. Sabe aquela tela que você já agüenta mais olhar, ou aquele quadro que já lhe parece tão fora de moda e até mesmo aquela foto que aparenta não combinar com nada? Tudo pode mudar completamente com uma simples troca de moldura.
A moldura não serve apenas para dar acabamento em telas e quadros ou manter as fotos sobre a estante, ela também é parte da decoração de um ambiente e realça a imagem a qual ela envolve.
Existe uma infinidade de modelos, cores e tamanhos de molduras, algumas são especificas para certos tipos de utilização. A moldura em caixa alta é muito usada em telas, por exemplo.
São encontradas molduras em madeira, metal, gesso, resina ou plástico, com acabamento fosco ou brilhante.
O vidro e o fundo utilizado na composição de uma emolduração também são muito importantes, nos casos em que é utilizado vidro sempre verifique se tem a opção entre vidro comum ou antirreflexo, em quadros ou porta-retratos em que a imagem fica distante do vidro, este deve ser comum. Já nos casos em que o vidro fica exatamente sobre a imagem, prefira o antirreflexo, assim você verá apenas a imagem do quadro sem qualquer alteração ou sombreamento.
O fundo de acabamento, aquilo que fica atrás da imagem, pode ser em mdf, eucatex ou plástico, se for possível opte pelo eucatex. Apesar de ele dar um pouco mais de trabalho na hora da montagem, devido ao pó, ele resiste mais ao mofo e a umidade do que o mdf e é mais resistente a quebras e rachaduras do que o plástico.
Mas as molduras não servem apenas para telas, quadros e porta-retrato, elas também renovam espelhos e dão um acabamento especial em móveis. Um bom espelho não é muito barato, então antes de trocar aquele espelho no qual você não suporta mais se olhar, pense em renová-lo com uma bela moldura.
Muitos marceneiros conseguem trabalhar bem o detalhamento de móveis com molduras, em banheiros, por exemplo, fica um charme o balcão com detalhes em moldura igual ao espelho.
Uma boa opção para quem gosta de fotos, mas não quer ter vários porta-retratos pela casa, são os quadros multifotos que podem ser encontrados prontos em lojas de fotografia e decoração e também em moldurarias e vidraçarias onde você tem a possibilidade de fazer no tamanho e formato que desejar.