
Não é necessário ser-se um grande filósofo ou estudioso da sociedade em que vivemos para sabermos que as nossas crianças são criadas em frente à televisão. Filhos que crescem agarrados aos jogos de computador ou à playstation são do mais comum, e a verdade é que deixámos de oferecer livros didáticos no Natal e passámos a oferecer vales e envelopes com dinheiro para que eles possam escolher o último jogo que está mais na moda.
Estamos cada vez mais a educar crianças computorizadas e livres do tato que deve ser tão obrigatório numa educação.
Pequenos jovens e adolescentes que derretem pacotes de batatas fritas e sumos em pacote enquanto disparam sobre monstros gelatinosos dos vídeo jogos.
Os jogos de bola na rua, as escondidas e a apanhada ficaram fora de moda e se os medos dos pais os impedem de estar mais vezes e mais tempo nas brincadeiras de rua, os miúdos permitem-se a horas extraordinárias em frente aos jogos de computador.
Se durante muito tempo ninguém pensou realmente no quanto pode ser prejudicial esta exposição desmedida em frente ao computador, hoje em dia todos damos a mão à palmatória que não faz bem e que não é saudável.
Além dos malefícios à visão que são óbvios, começam a estudar-se os problemas nos ossos. Tendinites devido ao sucessivo gesto no rato do computador ou á sequencia permanente de teclar determinadas teclas, ou mesmo á pressão exercida sobre o joysteack.
Para além disto, o imaginário dos mais jovens também é absorvido por personagens que nunca morrem, ou melhor, que renascem a cada Play again.
Se na ideia de uma criança mata um bandido num jogo de vídeo e fazê-lo renascer no próximo nível do jogo, o mesmo poderá ela pensar da vida real.
No entanto, muitos estudos têm vindo a ser feitos quando às verdadeiras consequências dos jogos de computador.
Tendo em conta que as novas tecnologias podem ser frutuosas para toda a gente, muitos são os jogos em que as crianças e adolescentes são obrigados a pensar e a raciocinar de forma tranquila, mas excitante e produtiva.
Por exemplo, se um jogo obrigar a que os níveis sejam ultrapassados com perguntas ou descobertas de enigmas, sem dar lugar a armas e a tiros, um adolescente poderá tirar o melhor partido. Exercita o cérebro e na realidade é isso que se espera de um jovem. Obrigá-lo a pensar sem que o raciocínio esteja voltado para a violência.