
Nos mercados marroquinos locais onde o óleo de argão está disponível, as “vítimas” preferidas dos comerciantes são os turistas que visitam o país, e que sabendo da fama deste óleo se dirigem a esses locais para comprarem o “elixir milagroso”. Nas diversas lojas o óleo é apresentado em frascos de diversos tamanhos e a diversos preços. O problema é que não existe qualquer controlo, e as pessoas compram com base na palavra do vendedor, que “faz o seu papel” e lhes vende a “banha da cobra”. Alguns desses produtos à base de óleo de argão (que são vendidos a muitos turistas e geram receitas de milhares de euros) foram sujeitos a análises em laboratório. A conclusão foi que a concentração de óleo de argão na maioria desses produtos é uma concentração residual, ou seja a concentração de óleo é tão baixa que o uso desses produtos não tem qualquer efeito reparador e rejuvenescedor na pele.
Trata-se de um verdadeiro “negócio da China” e estima-se que anualmente milhares de turistas sejam enganados neste negócio do óleo de argão.
Mas não é só nos mercados marroquinos que isso acontece. Se bem que nesses locais de venda os clientes são enganados pela palavra dos comerciantes, no chamado mercado global as pessoas são enganadas pela publicidade de algumas empresas e marcas que vendem produtos contendo óleo de argão. São as estratégias de marketing e muitas vezes os rótulos das embalagens que induzem as pessoas em erro.
Nos rótulos de produtos que contêm este ingrediente é muito comum ver-se a expressão “óleo de argão “ em lettring destacado, ou seja, numa fonte de escrita e tamanho desproporcionadamente grande. Ora isto não teria nenhum mal se pelo menos o produto tivesse uma concentração significativa desse ingrediente. O problema é que num grande número desses produtos o teor de óleo de argão é residual, estando presente em concentrações inferiores a 2%. Estudos indicam que produtos com teor residual (como é o caso de produtos com concentrações inferiores a 2%) não têm nem de perto nem de longe os efeitos nem produzem os resultados e benefícios que apregoam. Fazendo uma analogia, é mesma coisa que deitar uma gota de veneno (o mais mortal que se conhece) num lago e dizer-se às pessoas que se beberem daquela água irão morrer. Não faz qualquer sentido!
Para não se deixar enganar leia com atenção os rótulos e outra informação adicional sobre o produto que vai comprar e verifique se realmente o produto é aquilo que diz ser. E isto é válido não só para este caso mas para qualquer produto em geral…