
Navegar é sempre uma aventura. Se o dia estiver soalheiro e o vento correr de feição, um passeio de barco vai ser perfeito e vai ter um dia extraordinário com toda a certeza.
Andar de barco é sempre um programa perfeito, mas tal só acontece se quem levar o barco for alguém responsável e profissional. Navegar não é pêra doce e só mesmo para quem quer e sabe.
Para quem comanda um barco, sabe os princípios básicos e importantes para levar todos os tripulantes a bom porto. A responsabilidade de ter a seu cargo um barco que transporta vários passageiros é algo extraordinário e que pode dar que pensar.
Mas não só os cuidados básicos e obrigatórios quer para com os passageiros, quer para com o barco que os transporta são importantes.
Tal como acontece quando se conduz um
automóvel, para quem navega e comanda um barco é essencial fazer-se acompanhar por alguma documentação.
Quer sua, ou do barco que navega, são necessários documentos importantes.
Em primeiro lugar deve ter o livrete da embarcação. Tal como acontece com um carro, a identificação do barco é essencial.
O comprovativo da
apólice de seguro de responsabilidade civil contra terceiros é obrigatório, como em qualquer veículo.
É ainda necessária a prova do pagamento do Imposto sobre veículos.
Tal como para a condução de um automóvel, é necessário fazer-se acompanhar pela carta de navegador. Para tirar esta carta é necessário a aprovação através de exame pelo Instituto Marítimo Portuário, após ter frequentado um curso. Aqui, tal como nas categorias da carta de condução, existem vários escalões da carta de navegador. Por exemplo, para navegar com um barco a vela ou a motor com um tamanho inferior a 5 metros, basta-lhe uma carta de principiante. Se quiser navegar para mais de 3 milhas e barcos com tamanho inferior a 7 metros. Se quiser dar largas a uma grande imaginação e partir sem destino, obtenha a carta de patrão de alto mar e pode navegar a quantas milhas quiser.
Se até agora encontramos documentos idênticos aos obrigatórios por um condutor de automóveis, nem sempre é assim.
Por último é necessária a prova de pagamento de taxa de balizagem e farolagem. Mas afinal o que é isto de balizagem e farolagem?
Como já deve ter avistado, em todo o território marítimo, existem zonas assinaladas com faróis, balizas ou bóias que pertencem ao estado e por ele também feita a manutenção. Para uma navegação segura, estes utensílios, tal como sistemas de navegação tecnológicos são essenciais. Assim, e como o estado se obriga a manter segura toda a costa e zonas marítimas, as embarcações são obrigadas a pagar uma taxa para usufruírem deste sistema de segurança.
Agora já sabe que documento deve ter se partir em viagem de barco.