
Uma preocupação importante em relação ao bom funcionamento do carro é a hora de trocar o óleo e como fazer essa troca. O óleo é o responsável pela vida do motor do carro. É ele que lubrifica as peças, evitando contato e atrito entre elas e prolongando a funcionalidade do automóvel. A troca de óleo é imprescindível na manutenção do carro e um aspeto importante a ser levado em consideração é usar o óleo correto para cada tipo de carro. Isto é facilmente encontrado no manual do proprietário e deve ser seguido. Cada tipo de óleo tem uma quilometragem adequada até a sua troca. É fundamental ler o manuel do óleo para estabelecer essa conexão.
O óleo adequado é aquele que é viscoso, pois a lubrificação com essa textura evita o atrito das peças do motor. Normalmente o que se faz é completar o óleo quando ele está abaixo do limite, o que não é o indicado. O recomendado é que se troque todo o lubrificante para evitar a sujeira e os resíduos dos combustíveis fósseis. As indicações para o melhor tipo de óleo devem ser retiradas do manual do carro. Essas informações vem através das siglas SAE, que se refere a viscosidade adequada e API, que diz respeito ao desempenho desse óleo.
Basicamente existem três tipos de óleo. O óleo mineral multiviscoso, mais facilmente encontrado no mercado, é recomendado para todos os tipos de motores. Se não for feita a troca na quilometragem adequada de cinco mil quilômetros, falhas começam a aparecer. Existe também o óleo semissintético, que mistura base sintética e mineral e é indicado para motores mais potentes. A troca do óleo nessa caso é indicada com oito mil quilômetros percorridos. E o óleo sintético é indicado para carros esportivos. A troca desse tipo de óleo é recomendado para vinte mil quilômetros, contudo é indicado que sempre se confira a taxa de óleo.
Normalmente a medição do óleo é feita em postos de gasolina. O correto antes de fazer essa medição é esperar pelo menos três minutos a fim de que todo o óleo vá para o reservatório, permitindo a sua correta visualização. A medida em que se usa o automóvel, o nível do óleo vai baixando, então o adequado é que se vá nivelando até o momento indicado para a troca do óleo.
Quando chega o momento da troca do óleo duas são as opções: ou levá-lo em uma autorizada ou em uma mecânica para fazer essa troca ou em casa mesmo realizar a tarefa que deve seguir alguns passos bastante determinados e importantes. Em casa os passos são os seguintes: primeiro ligar o carro por alguns segundos, depois desligá-lo, deixá-lo parado e freado, levantá-lo com um macaco, sempre se certificando de que o carro está imóvel. Após é necessário pegar uma bacia em que será colocado o óleo usado. Essa bacia deverá ser colocada embaixo do tampão de drenagem, situado no cárter (depósito de óleo) do carro. Após deve-se retirar esse tampão e deixar o óleo sair. Depois de esvaziar o cárter, é aconselhado que o tampão seja limpo e colocado novamente, deixando-o firme.
Depois tem que se encontrar a posição do filtro, retirá-lo com a junta de borracha que fica entre ele e o motor . O ideal é limpar o filtro com um pano e umedecer com óleo novo a junta do filtro e colocá-los no lugar. Por último é só acrescentar o óleo novo. Para isso, deve-se abrir a tampa na parte de cima e colocar o óleo com um funil. A quantidade de óleo é indicada no manual do proprietário. Deve-se deixar o óleo alguns minutos e após fazer a medição. É aconselhável ligar o carro novamente e de novo fazer a medição do óleo que deve estar entre as medidas MIN e MAX. Caso não esteja é só acrescentar mais óleo até a medida MAX.
Por fim é só abaixar o carro e a troca foi feita. É importante lembrar que o óleo usado é poluente e que deve ser depositado em um local adequado. Uma dica é deixá-lo em oficinas especializadas.