
Renascença / Alta Renascença
A idade de Michelangelo (Buonarroti) e Leonardo da Vinci começou na Itália e espalhou-se por toda a Europa de 1300 a 1600. Renascença, que literalmente significa renascimento ou renovação, é a personificação do ressurgimento do interesse do homem no saber clássico, no mundo em torno dele próprio e no seu poder como indivíduo. Diz-se que o renascimento foi “alimentado” pelo crescimento económico, a abertura a outras culturas e o status quo político.
As inovações na pintura incluem a descrição da paisagem, a introdução de perspectivas lineares e aéreas e composições detalhadas. Apesar de Michelangelo e Da Vinci serem os dois pintores mais frequentemente referenciados nas discussões sobre o período, foi Masaccio (através das suas obras) quem “plantou as primeiras sementes”. Além disso, os nomes de da Vinci e Michelangelo chegaram à fama após a segunda onda de mestres do Renascimento, que incluiu Antonio del Pollaiuolo e Andrea del Verrocchio. Esse período é conhecido como Alta Renascença.
Maneirismo
O Maneirismo é na realidade um estilo renascentista da pintura e da arquitetura. Tornou-se popular entre 1520-1580 e, teve igualmente origem em Itália. Os seus principais proponentes eram artistas florentinos como Rosso e Jacopo da Pontormo, e mais tarde, o pintor espanhol El Greco. O movimento foi sintetizado pelo alongamento das figuras e/ou objetos, a distorção dos elementos artísticos como proporção e espaço, o drama emocional e o desequilíbrio global. Essa artificialidade é considerada uma sofisticação intelectual em oposição à abordagem naturalista do seu antecessor e à qualidade harmoniosa global.
O maneirismo é um termo baseado na palavra em italiano de forma ou estilo - maneria. Os mestres maneiristas dizem ter sido fortemente influenciados pela arte de Michelangelo para os Médici e capela Sistina.
Barroco
O grande realismo tornou-se novamente popular com o advento do movimento barroco. De 1550 a 1750, os artistas barrocos exibiram o fascínio pela forma visual e o contraste dramático entre claro e escuro ou claro-escuro. Eles também adicionaram elementos que apresentaram dinamismo, movimento e energia, especialmente ao retratarem temas populares como martírios e cenas de êxtase. Rejeitando os ideais maneiristas, os artistas deste movimento retomaram as obsessões da Renascença pela unidade e equilíbrio - mas desta vez, com uma emoção mais intensa e com maior realismo.
Rococó
Entrando na vanguarda do mundo da arte de 1715 a 1780, a preocupação do movimento Rococó com a ornamentação frívola e a leveza delicada é amplamente associada com o reinado de Louis XV, em França, o local de nascimento do movimento. Este estilo decorre das artes decorativas e do design de interiores normalmente exibido em igrejas. As pinturas dos mestres Rococó exibem ornamentação, através do uso de cores delicadas e padrões curvos. Eles conseguiram estes efeitos decorando as suas telas com figuras míticas e/ou criaturas celestes. Infelizmente, o movimento desapareceu total e abruptamente depois de 1789, ano do fim da Revolução Francesa.
Neoclassicismo
Fortemente influenciado pelas antiguidades gregas e romanas, particularmente por vasos gregos recém-escavados que mostravam figuras planas e recortadas, os pintores do movimento neoclássico puseram de lado a ornamentação excessiva e a frivolidade do Rococó típico, e em vez disso, pintaram quadros com composições simples como figuras em estado de calma e poses estáticas. Isto aconteceu principalmente devido à sua busca pelo solene, e às vezes pela moralização, o tom, a lógica de composição e a clareza.
O movimento espalhou-se pela Europa e pela América do Norte com o francês Jacques-Louis David e Benjamin American West “conduzindo a carga”. Este período iniciou-se em 1750 tendo terminado por volta de 1880.
Romantismo
Com o início das guerras napoleónicas, os pintores românticos começaram a encontrar a sua musa nos assuntos do mundo que os rodeia. De 1800 a 1880, o movimento romântico virou costas ao estilo “formal” dos seus antecessores mais imediatos e os mestres passaram a pintar acontecimentos contemporâneos com mais cor e mais drama. O drama foi evocado através do uso de cores complementares que induziam vivacidade e mais vida. Esta justaposição foi reforçada por muito tempo através de pinceladas longas e poderosas. Além disso, os temas também mudaram do heroico para cenas de sofrimento e, às vezes até mesmo de violência.
Realismo
O Realismo foi abraçado pelos pintores cujo objetivo foi o de descrever o que era "feio", em oposição à natureza altamente subjeciva do romantismo e do “focus” dos românticos no que era "bonito". Além disso, o realismo tende a ser definido como uma resposta às questões sociais, acumulando assim outro nome - o realismo social. Embora tecnicamente o realismo não seja definido por técnicas inovadoras, a maioria das pinturas mais realistas poderia ser descrita como simples e contida. Este movimento começou em 1830 e terminou por volta de 1850.