
Os bonecos encantam qualquer criança. Existem para todos os gostos, desde os musculados e com armaduras fortes para os rapazes, quer singelas, delgadas e com vestidos cor-de-rosa para as meninas.
As bonecas vêm com marca, mas logo assim que desembrulhadas, elas passam a ser a Beatriz, ou a Vanessa, ou a Catarina ou a Mariana. Os rapazes tem menos o hábito de chamar os bonecos por nomes pomposos, mas conhecem os poderes quase alienígenas que os heróis de plástico são detentores.
As novas gerações usam os bonecos de forma descartável, e as gerações mais pequenas não acreditam quando os avós lhes contam que no tempo delas as bonecas eram feitas de cartão, pois não havia dinheiro e as barbies nem sequer eram conhecidas em Portugal.
Mas e se uma pessoa crescida comprar bonecas para ela própria? Parece-lhe estranho? Não se surpreenda. As bonecas de brinca que os adultos compram são cerca de 20 vezes mais caras que as bonecas normais. São bonecas de coleção, com história.
De vestidos feitos à mão com bordado Inglês, estas bonecas tem uma característica diferente das bonecas de plástico hoje em dia. Não dá para brincar com elas.
Não se conhecem histórias de fabrico de bonecas na pré-história, mas quando as monarquias já imperavam, começaram a ser feitas bonecas delicadas de corpo de pano ou de madeira e de cara de porcelana.
O boom destas bonecas foi entre o século IXX e XX, e somente as famílias mais abastadas podiam comprá-las. Com faces rosadas e de porte feminino e infantil, eram moldadas segundo a imagem que se tinha da criança menina ou bebé ideal.
Este tipo de bonecas (obviamente a maior parte feitas mais recentemente que o inicio do século XX), é hoje colecionado normalmente por senhoras que enfeitam e preenchem a vitrina da sala com tais obras.
Tais coleções são dignas de mostra na casa dos colecionadores tal a beleza da arte de saber construir brinquedos.
As faces são tão reais que há quem julgue estas bonecas um quanto assustadoras e até os cabelos das bonecas mais antigas são de pessoas humanas, tal intenção de copiar a realidade.
Quem coleciona estas bonecas, fá-lo pela sua beleza, e como qualquer colecionador que se possa gabar, a pesquisa, a procura e o querer saber mais, são elementos fundamentais para as melhores aquisições.
Apesar de terem sido fabricadas em quase todo o mundo (principalmente na Europa), as bonecas antigas criadas na França, são as mais requisitadas e consequentemente as mais caras.
Um colecionador destas pequenas obras de arte não olha (normalmente) a valores para adquirir uma nova boneca e como em qualquer obra de grande coleção, a estima e proteção são fundamentais para a preservação das peças.
Afinal, também os graúdos gostam de brincar com bonecas!