
Com o ritmo de trabalho a que estamos sujeitos e com a pressão da sociedade em que estamos inseridos do “faça bem e depressa”, deparamo-nos muitas vezes com um cansaço excessivo. Quantos de nós não sentiu que merecia umas férias logo depois de as ter gozado?
As viagens para certos destinos paradisíacos podem ser bastante dispendiosas, mas para viagens mais curtas e próximas, os valores são bastante acessíveis. Para uma escapadela de fim de semana, precisamos de pouca coisa: - um mapa e uma reserva num hotel!
Nos tempos que correm, não existe hotel que não tenha site, e a divulgação de serviços que prestam está presente on-line.
No entanto, umas férias ou um simples fim de semana pode tornar-se num pesadelo mesmo antes de começar. Imagine-se fazer uma reserva num hotel, e quando chega ao seu destino, descobre que a reserva não foi efetuada e pura e simplesmente não tem onde dormir?
E se o quarto não corresponde ao descrito no site do hotel?
Saiba que pode gozar dos prazeres de um hotel reservado on-line, sem tormentos. Para evitar situações complicadas, podemos precaver-nos com 5 simples dicas.
1 - Estude e visite vários sites. A falta de informação e de comparação para quem pesquisa na internet é quase absurda. Existe um mundo de produtos e de serviços á espera para serem vendidos on-line, pelo que são inúmeras as opções que vai encontrar.
2 - Alguns sites de hotéis não gostam de divulgar os valores dos quartos a alugar e de todo o serviço inerente. Antes de decidir e quando algum hotel lhe agradar, envie um email a solicitar informações sobre os valores. Só após saber se os valores lhe agradam, poderá decidir o que reservar.
3 - Não se iluda com as fotografias que são mostradas. Todos sabemos que publicidade enganosa é punível pela lei, mas nesta situação pode ser complicado de provar. Podem ser divulgadas fotografias com jardins grandes, e quando chegamos ao local, verificamos que o espaço é bem mais pequeno que o imaginado. As fotografias digitais são enganosas por natureza. Se o hotel tem quartos decorados de forma temática, aproveite o email anterior para saber mais informações e pedir que lhe enviem mais fotografias.
4 - Ao escolher o local que mais lhe agradou, verifique os aspetos que o fizeram optar por essa seleção - localização, a vista, ar condicionado, ou até mesmo alguns serviços, por exemplo massagens ou spas – e confirme se todos os serviços estão a funcionar e se todos os quartos tem a vista que deseja. Existem certas alturas do ano em que certos serviços não são prestados, e nem todos os quartos tem vista para o mar.
5 - Faça a sua reserva de forma segura. Envie a reserva por email e se ao solicitarem valor inicial, pode efectuar uma transferência. Mantenha sempre o contacto, quer por email, quer por telefone o mesmo funcionário. O hotel, através do seu funcionário, sentir-se-á comprometido com o cliente interessado. Antes de sair de casa, imprima todos os emails trocados, tal como o comprovativo de transferência. Estes documentos farão prova da sua intenção de reserva.
Se mesmo assim se sente inseguro relativamente às reservas on-line de hotéis que não conhece, aconselhe-se com um amigo que tenha aprovado uma unidade hoteleira. Terá pelo menos mais certezas de que será bem servido e não haverão enganos. Boa estadia!