rua-direita rua-direita publicou: Sopa rica de peixe
Esta é uma receita tradicional do Norte da Alemanha. Com efeito é uma novidade, e muito rica, para quem gosta de sopas diferentes.

Os ingredientes ~da sopa constam de: 750 g de peixe de mar(espécies variadas);2 colheres de sopa de sumo de limão e sal.
~
Para o caldo: 5 dl de água, 5 dl de caldo de peixe ou carne e um pacote de tempero para peixe cozido (este tempero encontra-se á venda embalado).

Para o molho: 75 g de chalotas ou cebolinhas, 1 alho-françês, um bocado de nabo, 1 cenoura, 1 tomate, 3 colheres de sopa de azeite, 1 copo de vinho branco, 10 g de maizena, 1 pacote de delícias do mar (congelada), 3 colheres de sopa de ervas aromáticas (salsa, endro, cebolinho, mangericão) 4 fatias de pão de forma e 10 gde manteiga.

Preparação da Sopa:

Amanha-se o peixe, retirando as espinhas. De seguida lava-se em água corrente, seca-se e corta-se em pedaços grandes. Rega-se com sumo de limão, tempera-se com sal e deixa-se marinar durante 10 minutos.

Num tacho grande, leva-se ao lume a água, o caldo de peixe e o tempero para o mesmo. Quando estiver a ferver em cachão, junta-se o peixe e coze-se. Em seguida, retira-se o peixe do caldo e coa-se. Estufa-se as chalotas cortadas e os legumes no azeite; junta-se o caldo da cozedura e deixa-se ferver. Baixa-se o lume e deixa-se cozer durante 20 minutos. Adiciona-se o vinho e a maizena desfeitanum pouco de água fria.

Deve retificar-se os temperos, junta-se o peixe e as delícias do mar cortadas.Decora-se com ervas aromáticas picadas e serve-se quente, acompanhada com quadradinhos de pão de forma fritos em manteiga.
Esta sopa , além de muito rica e nutritiva, fica muito bem numa mesa decorada a gosto e com requinte.

É ideal para um dia diferente ou ocasião especial, onde se esmera na mesa. Além disso é nutritiva e rica em vitaminas e ómegas , muito saudáveis para o organismo em geral.

Pode combinar-se ainda com frutas especiais da época ou exóticas. Dado o seu valor vitamínico e nutritivo, não necessita de acompanhantes, seja arroz ou massa ou batatas.

Com efeito, trata-se de uma ementa completa en termos de valores protéicos, vitamínicos e minerais.