Alcobaça
Alcobaça é Rica em história que começa no Reinado do nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, quando este mandou construir um bonito mosteiro em estilo gótico. Neste mosteiro instalaram-se há muitos anos atrás, os monges da ordem de Cister. A cidade foi palco do amor, também ele embrenhado na História, de D. Pedro e de D. Inês de Castro, por isso se chama a Alcobaça, terra de paixão. Na parte mais elevada da cidade podemos observar um castelo em ruínas que dizem, foi habitado por um certo rei mouro cujas canções ainda aprisionam raparigas que passeiem sozinhas por aquelas bandas, noite fora… Deste castelo tem-se uma vista panorâmica do mosteiro bem como de uma boa parte da cidade. É um lugar agradável e um miradouro fantástico, ótimo para quem quiser pintar uma aguarela fantástica.
Economicamente é uma entre tantas cidades do nosso país que enfrentam a crise ousadamente, porque os tempos que correm não nos permitem vacilar por um instante. Assim, o turismo, o comércio e a indústria ainda dão à cidade bem como conselho em geral o necessário para sobreviver em tempos difíceis. Neste momento decorrem também na cidade pesquisas onde se pretende explorar gás natural e quem sabe petróleo, porque estes bens essenciais à vida nos tempos modernos, existem normalmente com alguma abundância em bacias hidrográficas como é o caso da localização da cidade.
Hoje Alcobaça é considerada Património da humanidade, e o seu mosteiro é uma das sete maravilhas de Portugal.
Finalmente, é de acrescentar ainda que no conselho de Alcobaça existem algumas belas praias a não perder, como é o caso de São Martinho do Porto, também conhecido pela sua baía natural em forma de concha a que tem sido chamada praia das crianças pela calma das suas águas, em que as crianças podem brincar livremente.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
13-06-2014 às 03:46:33Quanta riqueza de lugar! Alcobaça possui não apenas beleza, mas uma história encantadora sobre os fatos passados. Muito interessante!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia