Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Nova arte

Nova arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Comentários: 2
Nova arte

São cada vez mais as canções sobre cidades de Portugal. Amontoam-se as descrições delicadas de ruas estreitinhas, calçada Portuguesa e independentemente do local onde nos encontramos, todos conseguimos imaginar uma rua típica, onde o fado é cantado com todo o encanto e sofrimento.

Nas ruas e ruelas deste Portugal, encontramos contos em cada prédio histórico, onde os vizinhos são família e a roupa branca esvoaça a cada janela.

As várias capitais de Portugal apresentam uma construção histórica, e não falamos dos monumentos nacionais onde sem qualquer sombra de dúvidas poderemos algum dia habitar.

Quantos de nós já não comentou a degradação de alguns prédios antigos nas ruas de Lisboa, Porto, Coimbra e mil e uma cidades Portuguesas? Prédios sem telhado, onde ainda se pode espreitar alguns azulejos característicos de uma época, resistentes às intempéries.

Quem circula em cidades com prédios assim, tem verificado que aos poucos as cidades renascem das cinzas, e a degradação cinzenta que durante tanto tempo caracterizou estas ruas, preenche-se agora de cor e de vida.

As ruas das cidades típicas estão a ser reconstruídas.

Compram-se os prédios velhos do bairro típico e transformam-se em habitações que transpiram harmonia. O equilíbrio extraordinário entre o conforto da modernidade aliado à traça antiga é já considerado uma arte, e se quem julga que é mais barato comprar uma casa reconstruída do que uma casa num empreendimento novo, desengane-se. Os valores rondam exatamente a mesma coisa, e em ambos os produtos são tidos em conta áreas, localização e extras.

Estas reconstruções, oferecem-nos garagem, ar condicionado e aspiração central, numa fantástica harmonia com a traça antiga. A tábua corrida dos pavimentos são afagados e envernizados e a cor da madeira escurecida pelo tempo, apaixona os mais sépticos. Também as portadas são tratadas e cuidadas à exaustão com aduelas de casquinha pintadas de cor de ovo e as sancas, repletas de história são rematadas e recuperadas com a perícia natural de um artesão.

As fachadas tratadas com azulejos recuperados e as varandas corridas em ferro trabalhado, fazem as delícias de Gregos e Troianos. Confesse-se culpado quem não aprecia a beleza dos postigos à Portuguesa, ou as namoradeiras, já para não falar nos beirais que terminam muitas vezes com ornamentos recuperados á época.

A arte Portuguesa andou abandonada durante muito tempo e recuperam-se agora costumes, tradições e manias antigas. No entanto, ter uma casa recuperada com traça antiga não é uma mania. É um extremo bom gosto.


Carla Horta

Título: Nova arte

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Imagem por: ell brown

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita Pacheco

    22-10-2009 às 13:08:36

    Assino por baixo, claro ;)
    Conseguiste captar a essência desta arte que é a recuperação de «uma casa histórica»...
    Rita

    ¬ Responder
  • Maria João CostaMaria João Costa

    22-10-2009 às 10:40:16

    Excelente texto.Fiquei satisfeita, por existir pessoas que sabem apreciar a nossa história.Adorei.

    ¬ Responder

Comentários - Nova arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: ell brown

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios