Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Visite um sítio mágico: a Peninha de Sintra

Visite um sítio mágico: a Peninha de Sintra

Categoria: Viagens
Comentários: 2
Visite um sítio mágico: a Peninha de Sintra

Sintra é, por si só, sinónimo de paisagens deslumbrantes, de arvoredos densos e misteriosos, de uma serra imponente, visível a muitos quilómetros de distância, de praias selvagens escondidas em pequenos recantos e de monumentos inigualáveis a nível mundial.

A Peninha de Sintra é um misto de toda esta descrição ao que acresce ainda uma lenda absolutamente enternecedora e uma ermida contemporânea da fundação de Portugal.

O visitante que, acercando-se de Sintra, deseje visitar o local, deverá tomar a estrada para o Cabo da Roca e, nas imediações do desvio, cortar para cima no local onde vir a indicação «Convento dos Capuchos». Aí, prosseguirá numa estradinha de dois sentidos (bastante estreita, todavia) e, após cerca de cinco quilómetros de marcha por entre a profusão do arvoredo sintrense, encontrará uma singela (e quase invisível) placa de madeira que indica a Peninha para o lado direito. É possível levar o carro até determinada altura, mas o restante percurso é obrigatoriamente pedonal. E vale a pena! O contacto com a terra, com os cheiros, os zumbidos e o estonteante silêncio da serra, cortado ao longe pelo movimento citadino de Cascais e pelo rumorejar das praias encaminham o visitante para um miradouro que lhe oferece – quem diria? – um espectáculo absolutamente assombroso: no alto de uma penedia ergue-se um palacete de estilo revivalista, do início do século XX que é visitável apenas no exterior. Podem subir-se umas escadas de pedra algo íngremes e, de lá do alto, assistir ao espectáculo da Natureza em todo o seu esplendor. Uma boa parte do território português é abarcada, desde o Cabo Espichel até às Berlengas. Esta visão apenas é possível em dias claros de sol, pelo que deverá consultar a meteorologia antes de se meter ao caminho.

Num plano inferior, surge uma ermida que foi construída no século XVII em cima de uma outra já existente, mas em ruínas – a antiga ermida de São Saturnino (do século XII). Esta, mais recente, foi erigida por Frei Pedro da Conceição em honra de uma lenda local que relatava a aparição de Nossa Senhora a uma pastorinha surda-muda, do que resultou a sua cura.

Existem ainda vários percursos pedestres associados ao local, próprios para partir à aventura e exploração de um local único em Portugal e simplesmente arrebatador.

Finalmente, e após a descida, o visitante pode optar por lanchar numa das muitas mesinhas do Parque de Merendas que se encontra imediatamente após se ter retomado a estrada em direcção a Sintra.

Desfrute-se, pois, de um dia bem passado num dos mais belos e pitorescos cenários portugueses.


Isabel Rodrigues

Título: Visite um sítio mágico: a Peninha de Sintra

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

770 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:48:18

    A Rua Direita sugere que visite e conheça os principais pontos de Sintra. Valerá a pena!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcio

    25-08-2009 às 10:51:47

    Boa dica! Sintra é muito bonito e vale a pena visitar.
    Para mim é um dos locais mais belos de portugal.

    ¬ Responder

Comentários - Visite um sítio mágico: a Peninha de Sintra

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios