Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Visite Astúrias!

Visite Astúrias!

Categoria: Viagens
Comentários: 2
Visite Astúrias!

O Principado das Astúrias é uma comunidade autônoma e uma província de Espanha. O seu idioma oficial é o castelhano e a capital é Oviedo. O idioma oficial é o castelhano. Também é usado o asturiano maioritariamente nas áreas rurais. Como curiosidade histórica, é sabido que após a queda do regime franquista, surgiu a necessidade de recuperar culturalmente o uso da língua asturiana. Em 1981 criou-se a Academia da Língua Asturiana para que esta língua fosse estudada e não se perdesse.

O título atribuído ao herdeiro do trono de Espanha, atualmente o príncipe Felipe, é o de Príncipe de Astúrias.

Devido à sua beleza esmagadora, esta província é conhecida como 'paraíso natural'.

Geograficamente, situa-se junto ao Mar Cantábrico, na parte norte da cordilheira Cantábrica. A oeste encontra a Galiza, a sul faz fronteira com Castela e Leão, a Este limita-se com a Cantábria e a Norte tem a zona litoral, onde termina abraçando o Mar Cantábrico.

O relevo das Astúrias é muito recortado e escarpado. A sua costa litoral tem belíssimas praias, rias e cabos recortados. Os cursos de água são curtos mas muito rápidos. Numa das suas zonas mais elevadas situa-se o seu Parque Natural com cerca de 2600 metros acima da altura do mar.

Oviedo é a sua cidade principal, a sua capital. A maior parte dos habitantes asturianos espalham-se ainda por Gijón, Langreo, Avilés e Mieres. Por outro lado, existem as zonas inóspitas e montanhosas onde praticamente não se encontra ninguém.

Gastronomicamente, a cozinha asturiana é muito rica e variada em aromas e sabores. O prato mais conhecido é a favada asturiana. É um prato guisado feito com favas de granja, uma variedade de feijão branco, acompanhada de chouriço, morcela, lacão e toucinho.

NO que diz respeito ao consumo de peixe, é de realçar a enorme variedade de pescados frescos e mariscos do Mar Cantábrico. Ao longo do seu território, existem mais de cem variedades diferentes de queijos artesanais. O 'Cabrales' é o mais popular.

Na hora de pedir a sobremesa, o doce mais tradicional é o arroz 'con leche', as 'casadielles', que são um tipo de empadas de massa folhada, com recheio de frutos secos variados previamente triturados, misturados com açúcar e regado com anis! Delicioso!
Para desfrutar das Astúrias tudo tem de ser bem apreciados, desde as suas paisagens magníficas à sua gastronomia. Visite as Astúrias!


Rua Direita

Título: Visite Astúrias!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Carina Anjo

    04-11-2014 às 11:40:37

    Um bom destino de férias sem dúvida!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:13:10

    A Rua Direita incentiva a conhecer esse belo lugar! Muito bom o seu texto!

    ¬ Responder

Comentários - Visite Astúrias!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios