Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Trilhas ecológicas: mais do que apenas entretenimento

Trilhas ecológicas: mais do que apenas entretenimento

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Comentários: 1
Trilhas ecológicas: mais do que apenas entretenimento

Aventure-se de corpo e alma numa trilha ecológica.
Sempre próximos a nós há várias demandas de passeios neste estilo. Porém é importante observar que, ao realizarmos este percurso, estamos nos deparando com uma sala de aula viva, tendo a oportunidade de explorá-la ao máximo. O que garantirá, sem dúvida, momentos de entretenimento, mas, sobretudo, de aprendizagem e contato com a natureza que infelizmente não estamos mais tendo devido ao nosso meio de vida moderno.

Esta aventura não se limita a nenhuma faixa etária exclusiva. Há opções de passeios ecológicos para crianças, para aventureiros mais radicais ou para a terceira idade. O importante é sair da comodidade e partir para uma interação com o meio ambiente. Existem trilhas que passam por chapadas, outras por cachoeiras, outras simplesmente por passeios nas matas, sempre valorizando o relevo e a hidrografia do local. As paisagens são sempre indescritíveis, o ar puro e a integração social e ambiental intensas.

Alguns aventureiros usam as trilhas para praticar esportes radicais como rappel, mountain bike, escalada entre outros. Para estes, muitos atletas, as trilhas são ainda mais prazerosas, pois estes esportes estão diretamente ligados à natureza, apesar de estarem sendo adaptados à vida moderna, em clubes ou estádios. Vemos paredões de escalada, pistas de ciclismo, mas nada se compara à prática no ambiente natural.

É importante lembrar que não é aconselhável se aventurar numa trilha sozinho ou sem a companhia de um guia com vasto conhecimento do local pelo qual se vai passar. Dependendo do lugar, as mudanças climáticas afetam o curso da caminhada, tendo que os aventureiros utilizarem caminhos alternativos. Para um passeio tranquilo, além do guia também são necessários alguns instrumentos básicos para o bem estar nesta caminhada. Garrafa de água é imprescindível, alimentação leve, vestimentas confortáveis e claras, roupas de banho e toalha, bonés ou chapéus, pouco peso na mochila, sacos de lixo, celular, canivete, fósforo ou isqueiro, botas ou tênis, kit de primeiros socorros, repelente e protetor solar. Tomar estes cuidados garante uma aventura calma e saudável, evitando maiores incômodos, arrependimentos ou falsas impressões do local.

Além das paisagens belas que normalmente se avista nestas caminhadas, o equilíbrio da natureza e a sua complexidade garantem momentos de apreciação e meditação intensos. A dica é também não só se fixar nas sensações corporais, mas entrar em contato também com a alma. Após o retorno da trilha, a pessoa que consegue perceber e apreciar com sensibilidade os momentos vividos, volta mais equilibrada, serena e pensando na próxima trilha que fará.

O espírito de coletividade também impera nestes passeios. Os aventureiros se conhecem no momento da caminhada e vivem situações de ajuda ao outro, de solidariedade e de companheirismo. Além de terem o privilégio de experimentar  aprendizado sobre os recursos ambientais e refletir acerca da importância atual de conscientização para a preservação ambiental.

A trilha ecológica é um passeio a ser realizado em família, projetado como meio de inter-relação pessoal e com o meio ambiente.


Rosana Fernandes

Título: Trilhas ecológicas: mais do que apenas entretenimento

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

674 

Imagem por: Tony Crider

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 06:43:09

    A trilha ecológica é um passeio que em exploramos toda a natureza e sua linda riqueza. O melhor é ir com os amigos. Realmente, é mais do que entretenimento, saímos dali, cheias de conhecimentos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Trilhas ecológicas: mais do que apenas entretenimento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Tony Crider

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios