Tratar O Turista Como Rei
Seguindo esse raciocínio, um bom atendimento é de grande importância tanto para a satisfação do turista quanto para o crescimento e desenvolvimento do turismo local.
Um dos atributos que deverá conter no atendimento, sem dúvida, é a qualidade. A qualidade expressiva na excelência do atendimento, faz grande diferença entre determinar um local do outro. A expressão comprador-vendedor é mais do que um simples atendimento como diz no seguinte trecho do livro:
A qualidade é produzida localmente nos momentos da verdade nas interações comprador – vendedor. Por causa da existência, da importante dimensão funcional da qualidade total por serviços,as interações comprador-vendedor, incluindo um número de horas verdade ou momentos de oportunidade se tornam um fator central na percepção da qualidade. (Grönroos, 1990, p.89).
A Confederação da Indústria Britânica fez uma recente pesquisa, onde constatou que, 48% das pessoas dá maior importância à qualidade dos produtos e serviços que aos preços. Isso conclui que, elas estão dispostas a pagar um pouco a mais em troca de um atendimento diferenciado.
Dentre os principais meios para que se tenha um excelente atendimento, destaco apenas 5, confira a seguir:
1 – Simpatia e cordialidade;
2 – Sorria sempre e olhe sempre nos olhos;
3 – Faça o que for solicitado com prazer, nunca demonstrando mau humor ou cansaço;
4 – Faça o turista se sentir importante. Ouça atentamente e tente resolver todos os problemas do turista;
5 – Tenha à disposição pessoas que dominem o inglês para o atendimento de estrangeiros.
Também é importante ressaltar que a nossa imagem interfere diretamente na imagem que o turista terá da cidade onde se vive, por isso, é sempre bom refletir na melhor das condições!