Segmentar o mercado turístico
Vamos definir o que é segmentar o mercado para que fique mais claro. Para Chais (2007, p.80), a segmentação nada mais é do que “agrupar os indivíduos em grupos similares por seus hábitos, de tal modo que exijam um tratamento operacional diferente e diferenciado”.
Para Petrocchi (1998, p. 242), a segmentação “compreende a divisão do mercado, composto por turistas potenciais, em subgrupos homogêneos [...]”.
Seguimos agora com o detalhamento do que é segmentar o mercado turístico. Para isso, é preciso compreender o que são as bases da segmentação, que são colocadas por Vaz (2002, p.81) da seguinte maneira:
* Segmentação psicográfica – analisa a personalidade do consumidor, através de suas crenças, atitudes, estilo de vida, etc;
* Segmentação comportamental – diz respeito aos hábitos, costumes, época em que o turista viaja, escolha das acomodações, meios de transporte, entre outros;
1) Pessoal: diz respeito à identificação do cidadão, investigando características físicas e genéticas;
2) Sociocultural: reúne dados sobre a procedência, experiência de vida, relações com a sociedade, etc;
3) Socioeconômica: agrupa pessoas segundo a ocupação profissional, geradora de renda e proveniente de suas atividades econômicas.
A segmentação turística define os tipos de turismo existentes no mercado, que são classificadas de várias maneiras, como por exemplo: turismo ecológico, ecoturismo, agroturismo, turismo religioso, cultural, rural, de eventos, esportivo, de negócios, de compras, de terceira idade, aventura, de saúde, etc.
Um aspecto relevante na segmentação é a classificação segundo Plog (apud LOHMANN; PANOSSO NETO, 2008, p. 258), que identificou cinco tipos psicográficos de turistas, caracterizados da seguinte forma:
1 – Alocêntricos – aqueles que querem descobrir novos destinos, tendo o espírito de aventura;
2 – Quase alocêntricos – procuram desafios e muitos optam pelo ecoturismo;
3 – Meio cêntricos – procuram se descontrair e relaxar nas viagens, sobretudo por meio de entretenimento;
4 – Quase psicocêntricos – são os que experimentam um novo destino apenas após ele ter sido bastante visitado;
5 – Psicocêntricos – turistas de massa que procura segurança, que busca lugares já consagrados.