Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Região Autónoma dos Açores

Região Autónoma dos Açores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Visitas: 2
Comentários: 1
Região Autónoma dos Açores

A região autónoma dos Açores é um arquipélago de origem vulcânica localizado no Atlântico Norte, constituído por nove ilhas integradas em três grupos: Santa Maria e S. Miguel formam o grupo oriental, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico (ilha qual se localiza o ponto mais alto do arquipélago, homónimo da ilha, com 2352m de altura) e Faial perfazem o grupo central e, por último, Flores e Corvo constituem o grupo ocidental. Em S. Miguel fica a maior cidade açoriana, Ponta Delgada. Ocupando uma área de 2247km quadrados, as ilhas mais afastadas do arquipélago distanciam 600km entre si.

A atividade vulcânica conferiu às ilhas o seu aspeto singular pelo qual são acarinhadas, sendo características como o acidentado relevo de origem vulcânica, as caldeiras originadas pelo abatimento de terras no cimo dos cones (algumas das quais contêm lagoas, como a conhecida lagoa das Sete Cidades) alguns dos elementos atrativos dos Açores. Pelas suas características particulares ao nível dos ecossistemas, da fauna e da flora, o arquipélago dos Açores conta com diversas áreas protegidas.

Assinaladas desde 1427 e povoadas menos de duas décadas depois, inicialmente por portugueses e posteriormente por europeus e até africanos do norte, a população açoriana começou a diminuir há já várias décadas, resultado do movimento emigratório tendo por alvo a América Do Norte – Os Estados Unidos e o Canadá. O continente americano está, de resto, mais ao alcance, em termos de distância, dos açorianos que o território continental português. Nos últimos anos, no entanto, a população açoriana tem vindo a crescer, aumento que se verifica mais numas ilhas que noutras, sendo sentido sobretudo na ilha de S. Miguel, que alberga a maior cidade do arquipélago.

Com o aumento recente, de há cerca de duas décadas a esta parte, da oferta de alojamento nos Açores, as ilhas têm-se tornado um ponto de atração turística para os portugueses do continente, pese embora os elevados custos do transporte aéreo para o arquipélago. Apesar do clima, que é húmido, e das chuvas que são frequentes, a atração pelas paisagens açorianas, com as suas maravilhas naturais, é grande. Atualmente, porém, resultado da crise económica que estreita o poder de compra, calcula-se que a procura pelas maravilhas dos Açores diminua, o que de resto parece já estar a acontecer.

Sofia Nunes

Título: Região Autónoma dos Açores

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 05:39:35

    Fantástico! Adorei conhecer mais da região autônoma de Açores.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Região Autónoma dos Açores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios