Princípios Da Sustentabilidade No Turismo
Também não podemos isolar o meio ambiente apenas a uma esfera de influência como deixar a cargo do governo ou das instituições privadas. A responsabilidade de cuidar do local, de não agredir o meio ambiente, de preservar os recursos naturais existentes é obrigação de cada indivíduo.
Para o turismo não é diferente. Já que as pessoas viajam de um local ao outro e usufruem de tudo que aquele lugar proporciona. É certo que o Turismo Sustentável já vem sendo aplicado em muitas regiões do mundo e sendo estudado com mais afinco.
Nesta linha, Ruschmann (2008) argumenta que o Turismo Sustentável deve englobar a existência de turistas mais responsáveis, que a sua interação com as comunidades receptoras no campo social, cultural e ambiental seja de forma equilibrada.
- Melhorar a qualidade de vida das comunidades anfitriãs;
- Melhorar a qualidade de vida com benefícios econômicos e sociais não só para os residentes, mas também para as empresas;
- Promover uma qualidade elevada na experiência do visitante;
- Manter a qualidade do ambiente da qual depende não só a comunidade anfitriã, mas também o visitante;
- Turismo, planejamento e desenvolvimento sustentável;
- Assegurar uma distribuição equitativa tanto dos benefícios como dos custos;
- Encorajar a compreensão dos impactos do turismo no ambiente cultural, humano e material;
- Melhorar as infraestruturas sociais e de cuidados da saúde.
Como visto, é muito importante adotar medidas práticas, de planejamento para que a sustentabilidade seja exercita, inclusive, no âmbito do turismo. A consciência de se preservar o ambiente é responsabilidade de cada comunidade local e do turista que estará desfrutando do lugar e que deverá agir a favor do meio ambiente.
Que possamos cuidar de cada lugar que viajamos ou que decidimos morar. Até mesmo do nossa residência local deverá ser zelada e vista como algo sustentável e que ficará por muitas gerações.