O que faz um lugar ser um destino turístico
Alguns gostam da natureza, então preferem ir a lugares com muitas opções de cachoeiras, árvores, trilhas, praias, rios, lagoas, montanhas, dentre outros. Outros gostam mais do contato urbano como os atrativos culturais: museus, bibliotecas, teatros, monumentos históricos, shoppings, enfim. E se puder conciliar os dois e a pessoa também gostar, melhor ainda e mais desfrute ela vai ter!
Mas, o que faz um lugar ser um destino turístico? Será que depende apenas de cada desejo de quem viaja? Ou será que a infraestrutura do local também conta, além da beleza em que o lugar possui? São muitos os motivos em que uma pessoa escolhe um destino turístico para que possa curtir e conhecer.
Destino Turístico: A escolha de cada um
Independente dos desejos e vontades de cada pessoa que escolhe um lugar, certamente, essa pessoa avalia diversos fatores a fim de que tudo venha ocorrer conforme o que sonhou em seu coração. Afinal, cada viagem é a realização de um sonho!
O autor Trigo et al em seu livro destaca três elementos pelo qual uma pessoa escolhe uma destinação turística. Embora a paisagem, a beleza e o glamour que o local possa ter venha a chamar uma maior atenção, outros fatores como o acesso conta muito. Não é apenas a exuberância do lugar que cativa, mas um conjunto de elementos.
1) Atrativos: os atributos naturais, culturais e eventos programados;
2) Infraestrutura Turística: É a parte da hospedagem, a alimentação, o custo de vida, os entretenimentos, enfim, a pessoa pode até permanecer mais tempo no local pelas facilidades em que essa infraestrutura proporciona à ela;
3) Acesso: as facilidades em que a pessoa possa se deslocar de um lugar para outro. São as vias públicas, os meios de transportes, o sistema prático dos ônibus locais, dentre outros.