Maravilhas da natureza: o Cabo da Roca



Localizado no distrito de Lisboa, concelho de Sintra e freguesia de Colares, o Cabo da Roca é mundialmente conhecido e, como tal, atrai anualmente, milhares de turistas que, maravilhados com a beleza imponente do sítio, saem com a certeza de que hão de voltar um dia para apreciar, uma vez mais, o mar ruidoso e o vento impiedoso que, por vezes, quase impede o simples caminhar.
O local é composto por um farol, mandado edificar pelo Marquês de Pombal em 1758 e o seu varandim vermelho é um marco do Cabo da Roca que, todos os anos, dali sai e vai percorrer mundo em fotografias e filmes digitais; a vegetação é rasteira e maioritariamente composta por tojo, urze, trovisco, madressilva e abrunheira, espécies que conseguem resistir exemplarmente às fortíssimas cargas de humidade, vento e chuva que se fazem sentir, principalmente durante os meses invernosos. O cravo-romano é a única espécie endémica da região e, como tal, alvo de proteção e estudo por parte da comunidade científica. Saliente-se, ainda que, em tempos passados (até aos anos setenta), a terra foi arroteada mesmo até ao penhasco e utilizada para cultivar cereais, hortícolas e forragens para gado.
Saia de casa no fim de semana e dirija-se ao local onde é possível desfrutar de um pôr do sol simplesmente assombroso: o Cabo da Roca.
Também vai gostar:

Comentários ( 1 ) recentes
Sophia
14-06-2014 às 21:12:48Muito bom! Já quero conhecer o Cabo da Roca.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia
Comentários - Maravilhas da natureza: o Cabo da Roca
voltar ao textoVeja na Rua Direita


