Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

Categoria: Viagens
Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

A atividade turística utiliza os recursos naturais para torná-los em atrativos turísticos e satisfazer as necessidades de descanso e lazer dos turistas. Dessa forma, a preservação do meio ambiente é essencial para a existência do turismo.

O equilíbrio entre o turismo e meio ambiente se dá com a oferta de atrativos turísticos sustentáveis e conscientização dos atores sociais do turismo.

Se instalados no espaço urbano, os atrativos devem estar munidos de instrumentos de saneamento básico (tratamento de água, esgoto e lixo). Obedecer ao zoneamento municipal para respeitar as APPs – Áreas de Proteção Permanente.

Tomar de medidas sustentáveis para utilização da água oriunda das precipitações, utilizar fontes de energia renováveis, aplicar conceitos de eco-construção, que utilizem materiais de construção provenientes da reutilização.

Nos espaços rurais, os atrativos devem estar contextualizados às paisagens locais, com a conservação da vegetação, manutenção da mata ciliar, proteção das nascentes. Estimular a agricultura orgânica. Estruturar trilhas ecológicas devidamente sinalizadas e com estrutura compatível com o cenário local.

O trabalho de conscientização deve emergir das mais simples relações sociais às mais complexas. A comunidade local deve ser preparada para preservar o meio ambiente em que vive e os turistas devem ser instruídos a respeitar os espaços visitados.

Essas preocupações são o resultado do que se vem dialogando ao longo dos últimos trinta anos sobre a ideia de preservação e conservação do meio ambiente.

A partir dos anos de 1970, os movimentos ambientais se tornaram significativos, por observarem que os seres humanos possuem costumes equivocados perante a natureza.

Progressão da preocupação com o meio ambiente



Anos 50
Entorno: Desfrutar e utilizar
Turismo: Etapa de exploração; começo do turismo de massas.

Anos 60
Entorno: Conscientização, intervenção pública e protestos
Turismo: Desenvolvimento, crescimento rápido; elementos de entorno como atrações únicas.

Anos 70
Entorno: Institucionalização; preocupação pela contaminação do ar, da água e visual
Turismo: Década de crescimento e sucesso; marketing; estudos de impacto do mundo acadêmico.

Anos 80
Entorno: Preocupação pelas substâncias tóxicas no entorno: chuva ácida, aquecimento do globo, buraco de ozônio
Turismo: Expansão dos mercados mundiais e avanços tecnológicos.

Anos 90
Entorno: Desmatamento, mudanças climáticas, desertificação, impactos globais
Turismo: Ecoturismo, desenvolvimento sustentável.

Diante disso, o setor do turismo tem um impacto importante sobre o meio ambiente. É preciso adotar mecanismos a fim de que ele seja preservado, conservado, cuidado e melhorado seu aspecto visual cada vez mais!


Adriana Santos

Título: Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 0

20 

Comentários - Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios