Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Faça uma revisão ao seu automóvel antes de viajar

Faça uma revisão ao seu automóvel antes de viajar

Categoria: Viagens
Comentários: 2
Faça uma revisão ao seu automóvel antes de viajar

É muito cómodo e prático lançar mão do automóvel quando é preciso ir a algum lado, sobretudo quando as alternativas de transportes escasseiam, há cargas a levar ou o tempo não está convidativo. Contudo, se não se passar revista ao veículo, bem como a outros itens a ele associados, corre-se o risco de ser pior «a emenda que o soneto» e de arranjar problemas sérios.

Para se defender de situações de embaraço e desconforto, antes de qualquer viagem, mormente se for longa, o melhor é confirmar a presença e condições de todos os equipamentos de segurança: o macaco, o triângulo e a chave de rodas, a pressão do pneu suplente e a validade do extintor (se tiver).

O estado dos pneus, constituindo estes o contacto do carro com o chão, assume particular relevância. O grau de desgaste, o alinhamento e a calibragem (inclusive do de socorro) são factores de avaliação. Os pneus mais velhos devem ir à frente, uma vez que, em caso de derrapagem, as rodas traseiras podem revelar-se decisivas em fazer com que o automóvel saia ou não da estrada, pelo que convém que tenham capacidade de aderência. A falta de calibragem dos pneus não favorece o deslizamento do carro, desgasta os próprios pneus e faz consumir mais cerca de cinco por cento de combustível. Rodas desalinhadas desgastam os pneus mais de um lado, diminuindo a sua segurança, e incrementam o gasto de combustível em dois por cento. Para além da despesa extra, o Ambiente também se ressente…

Paralelamente, há que ter atenção a possíveis rachadelas nos vidros. A par das multas, vem a sujeição a outros dissabores. É, de igual modo, aconselhável mudar as escovas do pára-brisas que apresentem sinais de estar ressequidas (pois desta forma não cumprem a sua função, podendo comprometer a visibilidade) e encher o depósito da água do esguicho.

As luzes num automóvel são importantíssimas, para se ver e ser visto. É sempre útil conferir a funcionalidade de todas as lâmpadas e respectivo alinhamento (para não encandear os demais condutores).

A lubrificação e a refrigeração (nível do óleo do motor – cuja falta é susceptível de induzir danos irreparáveis -, da transmissão, da direcção e dos travões) devem constar do rol de preocupações. Os filtros do motor sujos diminuem o rendimento do mesmo e as velas em mau estado conduzem, eventualmente, a desperdícios de combustível na ordem dos 15 por cento! Sugere-se averiguar, com a vareta de controlo, o nível de óleo do motor a cada 500 quilómetros. Para melhor aferição, o carro deve estar em locais planos e com o motor frio.

É ainda recomendável controlar o nível de água do radiador, a fim de acautelar o aquecimento do motor, muito comum em viagem. A suspensão deve ser avaliada, pois se não estiver em ordem fará com que o carro perca estabilidade ao atingir altas velocidades.

É sempre bom munir-se (embora não seja, naturalmente, obrigatório) de uma lanterna, um guia das vias principais, com restaurantes, hotéis, postos de polícia, comboios, camionagem, etc., assim como de números de telefone a contactar numa emergência.

A documentação válida (do condutor e da viatura) e o seguro em dia não necessitam de justificações. O cartão de assistência 24 horas pode revelar-se, identicamente, útil.

O que não tem qualquer utilidade, nem benefício, é atafulhar o carro com coisas a mais. Além de estorvar o desempenho do motor, o excesso de bagagem pode comprometer a integridade dos ocupantes. Objectos pesados e soltos são passíveis de se soltar e provocar contusões, já para não falar do incremento do desgaste e até de acidentes! Tudo o que estiver na parte de trás do veículo, ante uma travagem brusca, pode projectar-se sobre a cabeça dos ocupantes, com consequências imprevisíveis. A parte superior do encosto de cabeça deve ficar à altura dos olhos do ocupante do banco, para ser protegido contra lesões na coluna cervical e no pescoço. O cinto de segurança não pode passar por cima do pescoço. E uma lotação acima da permitida para os diferentes tipos de veículos consubstancia um acto ilegal e perigoso para todos.

Ah! A parte de baixo do automóvel apenas deve ser limpa com água e sabão neutro, visto que produtos de outras naturezas originam ressequimento das borrachas, partindo-as.
As crianças têm, por lei e por bom senso, de ser transportadas em dispositivos apropriados e homologados, com o intuito de minimizar os efeitos de um hipotético embate e evitar o evitável.

O motorista, porventura a pessoa mais importante que segue na viatura, mas, sem dúvida, aquela sobre quem pesa a maior responsabilidade, necessita de descansar bem antes de encetar qualquer viagem, dado que o cansaço reduz os reflexos e eleva a probabilidade de desastres. Dormir seis a oito horas é o mínimo. Tomar bebidas alcoólicas ou medicamentos antes de viajar não é boa ideia. Optando por fazê-lo, é melhor passar o volante a outro(a) companheiro(a) encartado(a). Em acréscimo, a alimentação do dia da viagem deve ser leve, a fim de facilitar a digestão, afastando a sonolência, transtornos intestinais e outros possíveis. Já sabe: «quem vai para o mar, avia-se em terra!»



Maria Bijóias

Título: Faça uma revisão ao seu automóvel antes de viajar

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

632 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:46:46

    A Rua Direita aconselha a todos fazerem essa revisão como meio de segurança e proteção.

    ¬ Responder
  • paulopaulo

    19-10-2009 às 13:51:21

    Vou viajar no final de ano,e essas dicas foram de fundamentais importancias!Valeu!!

    ¬ Responder

Comentários - Faça uma revisão ao seu automóvel antes de viajar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios