Como organizar os gastos nas viagens
Assim, existem alguns conselhos habituais para se construir um orçamento equilibrado para uma viagem que, por serem demasiado óbvios, acabam, muitas vezes, por ser esquecidos.
Ora, em primeiro lugar, deverá construir uma pequena tabela em que disporá todos os gastos previstos com os diferentes aspectos da viagem: número de viajantes, alimentação, alojamento, transporte, destino, souvenirs, imprevistos, seguro médico internacional, etc.
Em segundo lugar, passe aos pormenores: organize uma lista com o número de pessoas que vão viajar consigo. Deverá também estar atento/a às características pessoais de cada viajante: São crianças? Apresentam alguma necessidade especial (em termos de mobilidade, por exemplo)? Deverá, ainda, definir um destino e, com base em todas estas informações, decida-se por um pacote turístico ou por férias planeadas por sua conta e risco (que, por vezes, acabam por ser mais interessantes, já que dispõe do tempo como bem entender).
Terá, também, de conferir as características do local para onde se dirige, em termos de gastronomia local, condições ao nível da restauração, preços dos bens alimentares, existência de vida nocturna, segurança, etc. Reserve um montante para adquirir souvenirs e outro tanto para a eventualidade de ter de enfrentar algum imprevisto – pode perder alguma mala ou ser vítima de um assalto ou roubo no hotel. Ainda prevendo as questões de segurança, procure distribuir os seus valores por pequenas carteiras que guardará debaixo da roupa. Se viajar acompanhado/a, reparta os valores com o/a seu/sua companheiro/a.
Por outro lado, não se esqueça de planear antecipadamente quanto pretende gastar com o alojamento: terá de pensar no número de dias que vai andar por fora, bem como no género de alojamento que vai escolher: hotel, pensão, troca de casa, turismo de sofá, entre outros.
Finalmente, considere os gastos com o transporte: se optar pelo automóvel, terá, inevitavelmente, que deitar contas ao combustível e às portagens e, ainda, reservar alguma quantia para um imprevisto relacionado com avarias ou acidentes.
Boa viagem!
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
20-04-2014 às 17:50:38A Rua Direita aconselha que o planejamento é a melhor maneira. E se não conseguir que deixe para quando as condições melhorarem. É melhor não ter dívidas!
¬ Responder - Pedro
24-08-2009 às 13:16:11Pois..da ultima vez que planei os gastos da minha viagem não correu muito bem..Acabei por gastar muito mais dinheiro do que esperado..
¬ Responder
Muito importante saber o estilo de vida do pais em questão e ter a noção que acabamos gostando mais do que o esperado.Uma lembracinha, uma visita inesperada a um monumento, um restaurante mais caro..