Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Como montar o seu acampamento

Como montar o seu acampamento

Categoria: Viagens
Visitas: 6
Comentários: 2
Como montar o seu acampamento

Passar uns dias acampado, na companhia de amigos ou familiares, e em contacto permanente com a natureza, é uma experiência revigorante e fantástica, para o que contribuirá ainda mais decisivamente um bom planeamento da «estadia».

Existem, pois, diversos objectos e utensílios absolutamente indispensáveis para o seu bem-estar, ainda para mais se considerar que vai passar vários dias «afastado» da civilização, no meio de flora e fauna abundantes. Assim, não se esqueça de levar consigo artigos de higiene pessoal, a almofada, o saco-cama ou colchão insuflável, uma gambiarra (para ler ou jogar cartas durante a noite), uma cadeira de praia, um canivete suíço, uma lanterna, um termo, um camping-gaz, repelente, protector solar, papel higiénico, chinelos de praia, roupa adequada à altura do ano, toalha de praia e de banho e um chapéu.

Por outro lado, e no que toca ao acto de armar a tenda, há que, antes mesmo de iniciar o processo, ter em consideração alguns aspectos. Assim, deverá montar a barraca perto de um curso de água, mas nunca demasiado perto, pois uma chuva imprevista poderia provocar uma subida repentina das águas. Ao escolher o local mais favorável, deverá também colocar-se longe de árvores, pois, em caso de tempestade, existe o perigo dos raios e de consequentes incêndios ou descargas eléctricas (que podem mesmo ser letais). O terreno eleito para fundear a sua tenda deverá ser desprovido de vegetação tanto quanto possível, seco e plano. Um solo inclinado poderá ser mais propenso a enxurradas, em caso de tempestade, pelo que deverá ser evitado.

Quando passar à fase da armação da tenda, comece por enterrar bem fundo as estacas, de forma a prevenir que eventuais vendavais pura e simplesmente levem a sua barraca pelos ares. Forre o chão da tenda com uma lona impermeável (no caso da tenda não o ser totalmente) e tenha o cuidado de manter os seus pertences dentro de sacos de plástico (mesmo dentro da tenda) para evitar surpresas desagradáveis. Em termos de segurança, poderá escavar um pequeno fosso em torno da tenda e enchê-lo de cinza (proveniente do fogareiro) para manter afastadas formigas e outros insectos rastejantes. Se se justificar, acenda mesmo uma pequena fogueira, respeitando as mais escrupulosas regras de segurança (considere a direcção e intensidade do vento e a proximidade da floresta e da tenda), para manter fora da área animais como ratos e cobras. Preserve o meio ambiente, não deixando qualquer tipo de lixo para trás (acondicione tudo em sacos de plástico e faça a recolha selectiva do lixo), improvise uma latrina, com cerca de 50 cm de profundidade, que irá cobrindo com camadas de terra de cada vez que for utilizada e não deite fora restos de comida, pois os mesmos, para além de atraírem animais, vão provocar a degradação (ainda que temporária) do local.

Acampe em segurança, proteja a Natureza e parta em busca da aventura!


Isabel Rodrigues

Título: Como montar o seu acampamento

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 6

763 

Imagem por: Dawn Endico

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:47:27

    Que dicas sensacionais, a Rua Direita agradece as sugestões!

    ¬ Responder
  • joao batista moreira

    11-07-2010 às 18:40:49

    desejo receber por e mail informaçoes de como fazer um acampamento em matos ou montanhas.

    ¬ Responder

Comentários - Como montar o seu acampamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Dawn Endico

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios