Cidade Templária, venha conhecer...
Tomar é uma cidade do distrito de Santarém, conhecida como a terra templária. Esta é dividida pelo Rio Nabão, ficando de um lado a cidade velha e do outro lado a mais recente.
Na zona velha, encontra pensões e estalagem que poderá ficar a hospedar, restaurantes com pratos típicos desta zona e respetivos doces conventuais (fatias de thomar, beija-me depressa, etc) e restaurantes italianos, encontra também os cafezitos com uma esplanada bastante agradável, com aquela vista deslumbrantes das casas antigas com os seus candeeiros centenários, uma praça onde se encontra a estátua de Galdin Pais (fundador de Tomar), e a Igreja de S. João Baptista bastante alta do século quinze. Em paralelo com a praça, do seu lado direito podemos encontrar uma ilhota chamada jardim do mouchão, muito bem-parecido, com banquinhos, arbustos, patos, uma entrada e uma saída, ficando a saída se preferir este lado, já na zona nova da cidade, no paralelo da praça do seu lado esquerdo pode encontrar a estação de comboios, a rodoviária e espaços noturnos para uma noite longa.
Atrás da praça, está o castelo bem destacado pela iluminação a noite que proporciona uma vista linda, poderá visitar de dia o Convento de Cristo que contém claustros, túmulos e a famosa janela do capítulo. Ao fim-de-semana costuma haver teatro realizado pelos fatias-de-cá, dentro do convento. A mata dos sete montes era em outros tempos o jardim do castelo com seus vastos hectares, com parque de merendas, trajetórias para não se perder, a charola que servia para poderem rezar naquele lugar encantado. Á entrada da mata, está localizado numa esquina o posto de turismo para o caso de alguma dúvida.
A zona nova de Tomar, ou seja, depois do rio está basicamente os prédios recentes. Em outros tempos, era o cemitério de Thomar, junto a Igreja Santa Maria dos Olivais.
Os museus a visitar, aconselho o museu de Arte contemporânea na zona velha da cidade, o museu dos fósforos com uma vasta coleção de fósforos desde a sua existência, do maior ao mais pequeno e o museu Luso-Hebraico. No entanto, sem descorar das igrejas e a visita ao seu interior. Reza a historia, que existia por baixo de casa igreja uma passagem secreta até ao castelo, provavelmente onde está guardado o tesouro dos templários e respetivo Santo Graal.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
13-06-2014 às 16:00:19Hum, adorei saber dessa cidade Templária e já quero conhecer! Ainda mais sabendo do castelo que ali há, assim me deu mais vontade!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia