Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Cidade de Portalegre

Cidade de Portalegre

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Cidade de Portalegre

Portalegre é uma cidade e distrito na zona do alto Alentejo. Abrangi-o primeiramente sete freguesias urbanas e mais tarde com a criação de diocese, da Sé, e a junção de algumas freguesias, acabou por ocupar dez freguesias.

É uma cidade antiga, com muito para visitar. Existem vários atrativos como a gastronomia, os espaços culturais a visitar, os jardins que dispõe, uns cafezitos na praça onde se reúne a juventude, e nas suas redondezas o longo campo com os animais, nomeadamente touros.

A gastronomia nesta região destaca-se para além dos famosos enchidos, as diversas sopas como a de sarrabulho, de miolo, migas de tomate, de cação entre outras, os pratos de peixe mais escolhidos pelos visitantes costuma ser o da carpa grelhada e ensopado de bacalhau, e na especialidade de pratos de carne o lacão assado, o cozido á moda do Crato, o arroz de lebre, a perdiz de escabeche entre muito mais. Após uma refeição bem aviada, vem sempre o gostinho ao doce, destacando-se a famosa sericaia, as boleimas, rebocados de ovos, as queijadas de Portalegre, os pastéis de Santa Clara, etc…

Normalmente ao fim de semana os museus costumam estar fechados, o mais apropriado para visitar Portalegre é durante a semana para que possa encontrar alguns espaços abertos.

Os museus que poderá visitar em Portalegre são:

-O Museu Municipal de Portalegre, criado em 1918 direcionado para a Arte Sacra, mais tarde transferido para uma casa nobre do século dezasseis, onde hoje permanece riquíssimo em peças dos Conventos de Santa Clara e São Bernardo, para além de doações particulares. Encontra-se encerrado á segunda-feira.

-O Museu José Régio, também conhecido por casa-museu devido a ter sido a casa do escritor durante trinta e quatro anos, onde poderá encontrar várias coleções de escultura e não só. O aparecimento deste museu surgiu após a doação deste escritor para com a Camara Municipal, com a devida condição, após a sua morte a casa ser restaurada e criada como museu.

-O Museu de Tapeçaria de Portalegre de Guy Fino, apresenta-se entre dois núcleos, deparando-se com manufatura de Tapeçarias de Portalegre como processos técnicos da execução da mesma e restante desenvolvimento desta arte. Este museu encerra á segunda-feira e a visita apenas por marcação.

-O Castelo de Portalegre.

Na praça municipal situada no centro da Cidade poderá encontrar durante o dia cafés, e a noite barzinhos com esplanada. Junto a praça está também situado a PSP, o cine teatro, e um dos politécnicos.


Sandra Mendes

Título: Cidade de Portalegre

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 16:35:03

    No Brasil, existe a cidade de Porto Alegre...hehehh...que interessante existir essa cidade em Portugal, parece ser bem atrativa!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Cidade de Portalegre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios