Austrália – um continente exótico e longínquo
Ainda assim, na costa noroeste da Austrália restam ainda resquícios que evocam a passagem dos Portugueses pelo continente. O nome Abrolhos é um deles e deriva de uma frase típica dos marinheiros lusitanos ao navegar por aquelas águas traiçoeiras: «Abre os olhos!» Outro sinal evidente diz respeito à fronteira terrestre da Austrália Ocidental, com traço de régua e esquadro, bem à maneira anglo-saxónica e praticamente uma réplica do meridiano de Tordesilhas. Aliás, não fora o tratado celebrado nesta terra e a Austrália integraria, quase de certeza, os PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa), não obstante ser distante e exótica e pouco ou nada ter a ver com a realidade lusa.
Consta que foram os madeirenses os primeiros emigrantes portugueses a instalar-se na ilha, estabelecendo uma pequena comunidade piscatória em Fremantle, na década de 50 do século passado. Os Portugueses regressavam, deste modo, à Austrália quatro séculos depois da sua descoberta por Cristóvão de Mendonça. O afluxo de pessoas nascidas em Portugal à Austrália foi crescente até aos anos 90 do século xx, apontando o recenseamento do Australian Bureau of Statistics para 17 mil portugueses a viver na Austrália, mais nove mil descendentes, o que no total se traduzia em 0,15 por cento da população australiana.
Não obstante, há australianos, como Kenneth Gordon McIntyre, de 95 anos, que promovem a imagem de Portugal. Este professor universitário apaixonado pela obra de Camões estudou português e publicou, em 1977, o livro «The Secret Discovery of Australia» (traduzido para português e publicado em 1989 pela Fundação Oriente), posteriormente adoptado como manual escolar na Austrália, onde restituiu a Cristóvão de Mendonça o devido lugar de legítimo descobridor da ilha.
Não quer vir também descobrir este mundo à parte?
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
20-04-2014 às 17:41:39A Rua Direita recomenda não apenas visitar, mas morar. A Austrália está em primeiro lugar como o melhor para se viver em todos os aspectos da vida.
¬ Responder - Maria Nunes
02-07-2013 às 09:17:58Aí está um país que eu gostaria de visitar . Pelo que li parece-me muito interessante .
¬ Responder