Alguns recantos e encantos de Sintra
É um excelente ponto de passeio, pertinho da capital. É apreciado por muitos, que designam a visita a Sintra por “voltinha saloia”. Não faltam pontos de interesse, quer na sede de concelho, quer nas freguesias adjacentes.
Na vila, pode começar-se por uma visita ao Paço, das grandes chaminés cónicas. Sítio de histórias e lendas, justifica, por si só, uma ida a Sintra. Nas imediações do Paço da Vila, por entre umas ruas estreitas, chegamos à Piriquita, onde nos podemos deliciar com uma grande diversidade de doces e bolos regionais. Os meus prediletos são mesmo os travesseiros.
Seguindo uma estrada onde passamos pelo Lawrence (referido inúmeras vezes n’Os Maias do Eça; tido como o mais antigo hotel da Península Ibérica), encontramos a Quinta da Regaleira, com os seus símbolos enigmáticos e espaços supostamente ligados a rituais iniciáticos da esfera da Maçonaria. Mais à frente, pode apreciar-se o Jardim de Seteais.
Subindo a serra, passamos por jardins e lagos que a arte do século XIX quase fez parecer naturais. Temos, no topo, o Palácio da Pena, com a sua arquitetura de formas, estilos e cores diversificadas, ao gosto do rei consorte D. Fernando II. Ao lado, o Castelo dos Mouros, muralhas duma fortaleza tomada pelo movimento de D. Afonso Henriques rumo à Praça de Lisboa, e que serviu, já nos finais do século XX, de cenário a o filme As Viagens de Guliver (tal como o Palácio de Monserrate, outro dos encantadores lugares a visitar, à beira Galamares). Ainda pelos recantos da serra, pode visitar-se o Convento dos Capuchinhos, aglomerado de celas minúsculas, quase como colmeia, a que os ingleses chamaram convento de cortiça, pela utilização deste material como revestimento de tetos, portas e janelas. Voltando à vila, podemos passar pela fonte mourisca, mesmo à beira da estrada – um romântico cenário para aquelas fotos que servem “para mais tarde recordar”.
A Roca pode servir de remate ao passeio. Mas ainda há muito mais para ver e conhecer. Muitas “voltinhas saloias” se poderão dar, antes que se esgotem os motivos de interesse e os encantos a descobrir no concelho de Sintra. E para os mais românticos, ficam as razões para voltar e apreciar a magia e o deslumbramento, vezes sem fim!
Comentários ( 5 ) recentes
- Yuri
29-09-2014 às 14:38:49Muito lindo sua discrição sobre recantos e encantos de Sintra. Já quero conhecer esse lugar tão belo.
¬ Responder - Sophia
20-04-2014 às 17:01:20A Rua Direita acredita que deve ser um lugar realmente muito bonito.
¬ Responder - Belinha
29-10-2012 às 14:23:44Fiquei cotagiada pela magia que o texto transmite,ao vivo deve ser de encantar.
¬ Responder
- xico
27-10-2012 às 23:08:44boa , mesmo super bem, sabe bem ouvir falar da minha Sintra
¬ Responder - edu
19-10-2012 às 00:29:50maravilhoso, adorei texto sobre os encantos de Sintra
¬ Responder