Havaianas, quem é que não quer umas?
Tudo começou no início do século XX, em que no Brasil, os trabalhadores das colheitas do café, protegiam os pés com sapatos de lona de sola de corda, já que o dinheiro não dava para nada mais sofisticado. Em 1907 uma fábrica aproveitou este mercado e criou o original nome dos chinelos: São Paulo Alpargatas. Os anos passaram e 55 anos mais tarde, esta mesma marca inspirando-se nos chinelos japoneses feitos de palhinha de arroz e de enfiar no dedo, os Zori, adoptaram a borracha como matéria prima, criando um modelo mais confortável, de longa duração e genuinamente brasileiro. Começaram por ser vendidos no pequeno comércio. Em 1965 assumiram o nome que as traria para a ribalta: Havaianas. Porém, depressa tiveram que se “bater” com as imitações, usando a estratégia de marketing, de terem como caras da marca, nomes de figuras públicas conhecidas, tais como, Fábio Assunção, Luana Piovani, Reynaldo Gianecchini, Rodrigo Santoro e mais recentemente a modelo internacional Gisele Bundchen.
As sandálias acabaram por ser desejadas por quem gosta de estar na moda e subiram mesmo às passerelles de cidades como Milão, Paris e Nova Iorque. Já conquistaram mais de oitenta países nos cinco continentes. Apesar de tantos anos já terem passado desde a sua criação, a verdade é que têm mantido a boa qualidade e a cada ano que passa conseguem inovar. Mais irónico ainda é que mesmo sendo um sinónimo de estilo de vida versátil e sofisticado, continua a ter um preço bastante acessível. Veio mesmo revolucionar alguns conceitos de moda e ir a um restaurante, a uma festa ou mesmo ao cinema, envergando nos pés umas havaianas, já não choca ninguém, aliás há mesmo quem considere que seja um estilo chique. Os mais de 350 modelos existentes, de diferentes cores, apliques, tamanhos, fazem as delicias dos fãs.
Confesso que eu própria sou uma dessas fãs. Tudo começou quando me ofereceram o modelo que tinha uns apliques de missangas em forma de flores. Mal as calcei senti um enorme conforto e o certo é que foram as minhas maiores companheiras durante todo o Verão. A partir dai, todos os anos não resisto em aumentar o meu rol de havaianas, tendo diversas cores, que vou conjugando com a roupa que uso.
Não consigo entender o que é que as havaianas têm que as torna tão especiais, mas o que é certo é que já não consigo passar sem elas. E desconfio que quem as experimenta, já não quer outra coisa…
Comentários ( 3 ) recentes
- Carla Horta
07-09-2012 às 23:28:35A empresa que fabrica as havaianas é conhecida mundialmente e hoje em dia até existem estrelas de hollywood que têm havaianas. Os sapatos mais confortáveis do mundo. Há quem nunca os tire do pé.
¬ Responder - jaime
05-04-2009 às 18:02:59Querida amiga, eu tenho vários pares de havaianas e são o máximo. São queridas, práticas e super confortavais. Eu vivamente recomendo a todos os pés o prazer de ter umas havaianas.
¬ Responder - pedro
05-04-2009 às 12:26:33Amiga catarina, no verão não há um dia que me separe das havaianas.
¬ Responder
Tenho 2 pares, brancas e amarelas, e as havaianas são a minhas menias. Adoro-as.
Recomendo...