Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Dicas para tingir calças de ganga

Dicas para tingir calças de ganga

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Vestuário
Visitas: 34
Comentários: 1
Dicas para tingir calças de ganga

Tingimento em tecido é uma arte milenar que tem passando de geração em geração, mudar a cor daquela roupa que ficou esquecida por muito tempo no guarda roupas, mesmo sendo uma velha camiseta branca que se quer dar uma nova roupagem em nome da arte. Criar nuances misturando as cores dá um certo orgulho, melhor ainda quando as amigas perguntam onde comprou. Botar pra fora o lado artístico nem sempre é a intenção, tem roupa que faz parte da nossa história e que de uma forma ou de outra, ela estava lá nos acompanhando naqueles momentos que as vezes, deixamos de usar por vários motivos e com o número de lavangens a peça sofreu desbotamento. Bem, essa conversa tem muito a ver com aquela calça de ganga que quase ficou de lado abandonada e queremos revitaliza-la sem causar traumas, ou seja; sem mancha-la, a menos que seja o desejo.

Tanto faz o motivo, pode ser que queiramos usar de novo.

E então, o que fazer para dar uma nova aparência a minha calça gangae deixa-la como antes? Uma das coisas que podemos fazer é o tingimento, que pode ser artesanal, em casa, ou em uma tinturaria.

Caso prefira fazer o tingimento em casa, leve em conta a tonalidade original da peça, escolha o que quer fazer, se é manter a cor original ou modificar para outro tom. Se for mudar a cor, nunca passe de uma cor escura como preto e azul marinho, para azul claro por exemplo, deixará manchas em sua calça. O tingimento pode ser a quente ou a frio, respite sempre o tempo indicado na embalagem da tintura. No mercado tem como adquirir tintura para roupas, veja bem, não me refiro aqueles potinhos de tinta para tecido que são usados para fazer desenhos nos panos, essas tintas não são indicadas para esse tipo de tingimento.

Para tingir a calça a quente, ferva dois potes para tingimento (se for pequeno, no caso de grande apenas um), molhe a calça e quando a solução com a tinta estiver fervendo, mergulhe a peça na água, lembrando que se tiver bainha é recomendado desfazer antes de mergular a peça e mexa a calça frequentemente, depois deixe na água até esfriar, enxague bem. Vale uma dica no enxague, coloque um pouco de sal e vinagre no último enxague para ajudar a fixar a tinta, deixe secar a sombra, passe e use sua nova antiga calça.


Sílvia Baptista

Título: Dicas para tingir calças de ganga

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 34

801 

Imagem por: *Zara

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    21-08-2014 às 04:52:25

    Muito boa dica! Essas calças de ganga são tão lindas, obrigada pelas sugestões e dicas.

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para tingir calças de ganga

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: *Zara

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios