Casacos para Senhora
Apesar da constatação feita anteriormente, podemos verificar que o casaco ou qualquer de um dos seus subprodutos, está presente em ambos os guarda-roupas, masculino e feminino, sendo que, o que distingue ambos, é principalmente o corte, materiais e cores utilizadas na sua confecção. Há, no entanto, uma variante ao casaco, que não existe no guarda-roupa masculino, o vestido-casaco, que iremos referir posteriormente.
O casaco feminino
O casaco para mulher, como dito acima, varia muito pouco do casaco masculino. Geralmente é uma peça mais cintada e que para além da protecção contra os elementos, tem como papel muitas vezes, favorecer as linhas do corpo feminino. Tirando isto, o que o distingue de um casaco para homem é, para que sentido ele é fechado, isto quando estamos perante um casaco de ou com botões.
A gabardine feminina
A gabardine para mulher foi uma moda que surgiu nos finais da década de 20, inícios de 30. Associamos muitas vezes esta peça aos filmes noir de detectives e gangsters. Esta tinha como principal função a protecção contra as chuvas e ventos do inverno, sendo que estas começar a ser feitas quase desde cedo, com materiais que eram semi-impermeáveis, a gabardine está definida como um casaco de inverno.
O blazer para mulher
O blazer para mulher surgiu com a implementação do fato de negócios para mulher, a quando da emancipação feminina nos anos 20, passando a ser enunciado como uma peça complementar ao guarda-roupa feminino pelas grandes casas de moda, Channel e YSL (Yves Saint Laurent), sendo que foi a estilista Coco Channel, quem apresentou os primeiros fatos completos para mulher, o que veio a revolucionar a moda feminina.
O vestido-casaco
Relembrando as gabardines usadas pelas femme fatale, dos filmes noir, discutidos anteriormente, foi criado e desenvolvido nos últimos anos o conceito do vestido-casaco. Entende-se por esta peça de roupa, aquilo que o nome sugere.
Na sua essência, este lembra-nos uma gabardine curta de senhora, mas a sua função é a de um vestido. Constate-se que esta não é uma peça de roupa para todas as mulheres nem para ser utilizada a qualquer hora do dia. Normalmente, este é vestido em conjunto com uma meia collant escura e sapato alto, se bem que, as combinações não se ficam só por aqui. Uma peça diferente e interessante, mas raramente vista nas sociedades mais conservadoras.
O casaco de croché
Em suma, podemos verificar que, no que diz respeito aos casacos femininos a escolha de cortes, materiais e cores, não é escassa. Portanto, confie na sua noção de moda, mantenha-se actualizada e verá que um bom casaco, é meio caminho andado para uma melhor apresentação, faça chuva ou sol.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
12-06-2014 às 21:16:42Os casacos femininos dão um charme e simpatia ao look. Muito bom!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia