Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Usos Do Bicarbonato De Sódio Na Rotina De Casa

Usos Do Bicarbonato De Sódio Na Rotina De Casa

Visitas: 58
Usos Do Bicarbonato De Sódio Na Rotina De Casa

O bicarbonato de sódio já era usado no tempo das nossas avós.
Mudam-se os tempos, mudam-se as utilidades.

As minhas formas de usar:
- Limpar o forno
Espalhar o pó pelo forno e salpicar com água. Deixar actuar durante a noite e limpar na manhã seguinte com um pano ou esponja húmida.

- Tirar cheiro a mofo da roupa seca A 550ml de água juntar 3 colheres de vinagre de vinho branco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 3 colheres de álcool etílico e 3 colheres de sopa de amaciador de roupa. Colocar num borrifador e borrifar a roupa. De seguida, passar a roupa a ferro. Inacreditável!

- Limpar jarras e bules de vidro Em primeiro lugar, não convém esfregar muito o vidro porque risca. Em segundo lugar, estes objectos, muitas das vezes, têm partes inalcançáveis. O meu truque: colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e encher com água quente. Deixar actuar durante uma hora. Depois, passar por água e deixar secar.

- Tirar odores do frigorífico
Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num recipiente sem tampa no fundo do frigorífico.

- Evitar odores que vêm dos canos Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio directamente no ralo, deixar actuar cerca de 15 minutos e posteriormente deitar água quente.

- Tirar odores de divisões
Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e juntar 8 a 12 gotas de óleo essencial com aroma a seu gosto. Tapar com tule ou um pano fininho e colocar na divisão que pretende deixar cheirosa.

- Tirar humidade de divisões Colocar num recipiente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e reservar num local. Quando se formarem bolinhas, deitar fora e repetir.

- Eliminar odores do caixote do lixo Colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no fundo do saco do lixo evita que o balde cheire mal cada vez que o abrimos.

Outras dicas:
* Limpar sanita – usar 2 a 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, juntar meio copo de vinagre de vinho branco e deixar actuar durante 30 minutos e depois esfregar com o piaçaba. Também pode deixar actuar durante a noite. Evitar usar em loiças de cor.

* Desentupir os canos – uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre no ralo. Vigiar a espuma. Passado cerca de 15 minutos deitar água quente.

* Lavar roupa branca – No reservatório da gaveta da máquina de lavar roupa, juntar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao detergente habitual e fazer a lavagem.

Se quiser substituir o amaciador de roupa, também pode colocar vinagre de vinho branco no depósito do amaciador, principalmente nas toalhas do banho para que não percam a capacidade de absorver a água.

Se souberem de mais utilidades para este pózinho mágico, por favor partilhem.


Cátia Neves

Título: Usos Do Bicarbonato De Sódio Na Rotina De Casa

Autor: Cátia Neves (todos os textos)

Visitas: 58

361 

Comentários - Usos Do Bicarbonato De Sódio Na Rotina De Casa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios