Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Restaure os seus livros antigos

Restaure os seus livros antigos

Visitas: 14
Comentários: 4
Restaure os seus livros antigos

Mesmo que muitos livros estejam atualmente em formato digital, há muitos livros antigos em bibliotecas e coleções particulares agora disponíveis para venda. Eles facilmente se danificam ou destroem se não forem devidamente tratados. Como as impressoras não têm papéis sem ácidos, os livros mais velhos têm páginas que se tornam amareladas e muitas vezes frágeiscom a idade. Um cuidadoso restauro de livros antigos pode aumentar o valor para revenda. O processo de reabilitação de livros antigos até à sua condição original pode incluir materiais de reforço originais ou de fabrico de partes em falta com materiais modernos.

Escove a poeira e sopre-a com um soprador. Limpe a área de trabalho com qualquer limpador de uso geral e seque-a completamente antes de começar a trabalhar com livros. Verifique se a área de trabalho não tem alimentos e está seca de soluções de limpeza e de qualquer coisa que possa entornar-se.

Lave as mãos antes de manusear o material valorizado porque os óleos e resíduos podem manchar ou danificar as páginas. Lave-as muitas vezes durante o manuseio prolongado de livros.

O uso de luvas de algodão vai proteger o material de arquivo da transferência das impressões digitais oleosas. As sobrecapas e as páginas são frágeis, menos flexíveis, levando-as a quebrar ou rachar.

As pastas de arquivos individuais de expansão são o melhor suporte para livros frágeis. Utilize apenas elásticos muito soltos, se necessário, para juntar as tampas presas ou páginas. Use luz de baixa intensidade. A luz natural de uma janela ou uma iluminação que produza luz (natural) branca é ideal para usar durante o exame de livros. Filtre a luz solar longe do livro porque causa danos. As páginas amareladas ou acastanhadas absorvem impressões digitais que prejudicam a aparência e o valor do livro.

Remova a poeira com uma escova macia, um soprador de ar comprimido ou um removedor de poeira. Tenha muito cuidado para não danificar as páginas. Para melhorar o aspeto e aumentar o valor, muitas vezes é necessário reparar páginas rasgadas, dobras partidas e as espinhas soltas. Há um certo número de produtos de reparação de livros disponíveis no mercado que o ajudarão nessa nobre tarefa.

Use borrachas de goma próprias para disciplinas de arte e desenho para limpar páginas. A lixa muito fina remove marcas de tinta nas páginas. (NOTA: Tenha cuidado, use a lixa de areia mais fina que consiga encontrar e use-a suavemente).

Coloque os livros na vertical em prateleiras usando 'bookends' quando a prateleira não fica totalmente preenchida.

Os livros são tesouros vivos que devem ser sempre tratados com dignidade.


Ruben Duarte

Título: Restaure os seus livros antigos

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 14

691 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Smithd380

    25-12-2014 às 08:27:06

    This is one awesome blog post. Keep writing. bfacacaakfaddecc

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 15:22:33

    Uma boa dica do que fazer com livros antigos e que achamos ser perdidos. A restauração é essencial! Você pode até doá-los para a biblioteca, vender a baixo custo para bancas de revistas, enfim, tudo menos jogar no lixo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • sergio branco

    11-04-2013 às 18:19:38

    tenho alguns livros antigos, datados de 1512 e outros de 1600, onde posso avalia-los?

    ¬ Responder
  • Ruben DuarteRuben Duarte

    12-04-2013 às 06:16:08

    Poderá levá-los a uma casa no Porto, perto da Ordem de S. Francisco.

    ¬ Responder

Comentários - Restaure os seus livros antigos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios