Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > O poder das utilidades domésticas

O poder das utilidades domésticas

Visitas: 8
Comentários: 2
O poder das utilidades domésticas

As utilidades domésticas são fundamentais para um quotidiano minimamente normal. Temos o hábito de esticar o braço e alcançar aquilo de que precisamos, mas raramente nos detemos a contemplar o mecanismo dos utensílios que usamos e das invenções aí implícitas. Muitas delas, aparentemente simples, fizeram “queimar” neurónios atrás de neurónios aos seus autores e consumiram horas e horas de trabalho árduo. A persistência e a garra dos inventores, para além dos sacrifícios e frustrações, proporcionaram aos vindouros, nos quais temos a dita de nos incluir, benefícios mensuráveis e duradouros a que, amiudadamente, não damos o devido valor.

Mesmo nas famílias ricas, em que os patrões não trabalham com os materiais, tais utilidades revelam-se sumamente importantes na excelência do desempenho daqueles que para eles laboram. Nestas casas, dizem estudos sociológicos, certas alfaias domésticas só são utilizadas com autorização expressa dos amos, e, por outro lado, ante uma qualquer avaria, a solução passa pela imediata substituição. A rapidez da permuta prende-se com o facto de os mais abastados possuírem tudo a duplicar, para, precisamente, evitar dissabores com eventuais estragos. Ser rico é realmente outra louça… Um pobre teria de andar a contar os tostõezinhos todos para ver se era nesse mês ou no próximo, ou no próximo, ou no próximo, que poderia voltar a servir-se da coisa danificada, depois de consertada, ou comprar uma nova. Até uma mulher-a-dias tem mais liberdade. Brincando, há quem diga que ela se compara ao tempo, porque deita fora aquilo que acha que é velho e não serve para mais nada sem ter de pedir licença a ninguém…

Basicamente, toda a gente tem conhecimento dos avanços tecnológicos em termos de utilidades domésticas e, dizem os especialistas que, mais cedo ou mais tarde, virá a usá-las. Seja como for, algumas delas não carecem de grande tecnologia, mas nem por isso são menos importantes. Veja-se a investidura de poder que um simples avental pode propiciar. Quem o enverga representa, invariavelmente, a autoridade culinária! Se é real ou de circunstância já é outra conversa…

Por tradição, as mulheres são quem mais conhece, maneja e trata por “ tu” os apetrechos de cozinha.
Porém, agora que um crescente número de homens, por gosto, necessidade ou hobby, decidiu invadir esses domínios, talvez se possa inserir o livro de receitas no rol das indispensáveis ferramentas a ter sempre à mão. E, já agora, convém que esta mão tenha também a medida certa para o sal, o açúcar, as especiarias e tudo aquilo que não se quer, nem em excesso, nem em defeito…

Maria Bijóias

Título: O poder das utilidades domésticas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

699 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 18:43:18

    Penso que as coisas que utilizamos em casa são de grande importância. Elas têm o poder realmente de facilitar nosso cotidiano.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • [email protected]

    17-05-2012 às 23:15:14

    buceta

    ¬ Responder

Comentários - O poder das utilidades domésticas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios