Nas Finanças Lá de Casa
Mas se para os casais que já tem uma vida em comum, algumas arestas ainda tem de ser limadas para que as finanças corram bem, quando se decide comprar casa e fazer uma vida em comum, os planos podem ir por água-abaixo.
Para que não tenha surpresas, veja alguns truques para controlar despesas e para se preparar para as finanças de uma vida a dois.
Quando decidir arrendar ou comprar uma casa tenha em atenção alguns fatores. No arrendamento terá de contar com 2 rendas logo no início (a 1ª renda e o valor da caução) e no caso de querer comprar as despesas são ainda maiores. Custos de processo, avaliação da casa, escritura, a própria prestação, condomínios, seguros, etc…
Quando já tem casa, espreite os valores com os gastos com a luz, a água e o gás. Se não tem qualquer ideia de quanto uma casa gasta, pergunte à sua mãe. Ela saberá e tem a experiencia que neste momento está a precisar.
Lembre-se que tem de comer. Aqui contabilize as despesas do comer para o mês inteiro, tendo em conta as que faz no inicio do mês e as que acaba por comprar quase todos os dias como os frescos.
Quem tem uma casa tem de contar com despesas de manutenção. Detergentes, lâmpadas que são necessárias trocar ou até mesmo o micro-ondas que pode avariar. Lembre-se que tem ainda as despesas do seu dia a dia como os transportes que utiliza para ir trabalhar, o almoço fora todos os dias e o café que bebe fora de casa.
Estas despesas são só um começo de uma vida a dois, independentes e soltos das asas dos pais. Quando decidir ir viver com a sua cara-metade, faça um orçamento, acrescentando sempre um pequeno valor que deve considerar como eventualidades. Com este orçamento veja a ginástica e a gestão que vai ter de fazer com o ordenado dos dois.
Manter as contas em dia e gerir da melhor forma as economias da sua casa é meio caminho andado para uma relação feliz. Sobrar algum dinheiro para que cada um faça dele o que bem entender é saudável. Não tente controlar o dinheiro que o outro ganha, se ele contribui para a casa da mesma forma que você.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
05-06-2014 às 19:17:44Faça de tudo para não pagar juros, taxas, multas de boletos, isso são desperdícios de dinheiro e comprometem as finanças. Viva sob controle e não deve-se gastar a mais do que se ganha!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia